Início » TCE-AM discutirá hiperatividade e TDAH nesta sexta-feira (21)
TCE

TCE-AM discutirá hiperatividade e TDAH nesta sexta-feira (21)

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizará, nesta sexta-feira (21), uma roda de conversa sobre transtornos de aprendizagem.

Promovido no auditório da Corte de Contas, a partir das 9h, o evento terá como tema “Hiperatividade x Diagnóstico do TDAH pelos olhos da sociedade”.

Para abordar as características e incidência de transtornos neurológicos, assim como os estigmas dessas condições, a ação visa analisar o ponto de vista histórico desses distúrbios, tirar dúvidas sobre a sua existência, além de falar sobre a medicação e estudos relacionados a hiperatividade e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Com o apoio da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM), a Diretoria de Saúde (Disau) do TCE-AM apresenta ao público palestrantes especialistas em saúde mental e métodos de aprendizagem.

Contando com profissionais de diversas áreas da neurobiologia participam da roda de conversa a psiquiatra infantil Valéria Cerqueira, a psicóloga Julyane Garcez Ferreira, a neuropsicopedagoga Jessica Natasha Aires Marinho e a neurologista Monique Vitoriano Carneiro.

As inscrições continuam abertas no site da ECP pelo endereço virtual ecpvirtual.tce.am.gov.br. Participantes que se inscreverem poderão receber certificado com carga horária de 2 horas.

Hiperatividade x TDAH

Sendo consideradas condições que afetam o processo de aprendizagem de alguma forma, os transtornos de aprendizagem como a hiperatividade e TDAH podem ser facilmente confundidos pela semelhança dos sintomas, porém é necessário compreender a diferença entre cada uma delas.

A hiperatividade é caracterizada por um estado de energia excessiva, podendo ser dividida em duas categorias: hiperatividade motora ou hiperatividade cerebral.

Já o TDAH é um transtorno neurobiológico que se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, além do comportamento hiperativo.

Com informações da assessoria.