Início » Wilson Lima diz que transplante renal inédito na rede pública estadual traz novas perspectivas para pacientes
Saúde

Wilson Lima diz que transplante renal inédito na rede pública estadual traz novas perspectivas para pacientes

Fotos: Jimmy Christian/Secom

Procedimento foi realizado no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, nesta quarta-feira

Um marco histórico para a saúde no Amazonas. Nesta quarta-feira (05/07) foi realizado o primeiro transplante renal na rede pública estadual de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi feito no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O governador Wilson Lima destacou a importância da oferta do transplante na rede estadual de saúde para a qualidade de vida da população.

“É a primeira vez que isso acontece no estado do Amazonas totalmente pela rede pública de saúde. Destaco o apoio do Ministério de Saúde, que tem sido fundamental nesse processo; o apoio das associações dos renais crônicos e dos transplantados; da minha equipe e do meu secretário de saúde, e de todos envolvidos, nesse processo. Vamos buscar dar celeridade a esses procedimentos cirúrgicos para proporcionar qualidade de vida a quem necessita fazer o transplante”, frisou Wilson Lima.

O procedimento foi realizado pelo médico Marcelo Perosa, coordenador do Hepatol do Transplante Sem Fronteiras (TSF). O paciente é um jovem de 35 anos e o doador seu pai, de 55 anos. O procedimento cirúrgico teve duração de aproximadamente quatro horas.

“Foi um processo todo de capacitação desenvolvido pelo nosso grupo em parceria com Hospital Delphina Aziz, e também com o apoio da Secretaria de Saúde. Isso dá condições de mudar a vida de muitos pacientes que estão na hemodiálise no estado do Amazonas. Isso é uma conquista importante, ao resgatar o transplante renal no estado”, disse o médico.

Procedimento cirúrgico

O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando o doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica. As consultas com os pacientes de transplante para avaliação pré-transplante iniciaram, em abril, após estabelecimento de critérios para o agendamento via complexo regulador.

Cerca de 300 pessoas entre possíveis doadores e receptores passaram por processo de avaliação na unidade. Uma dupla foi selecionada para a realização do primeiro ato cirúrgico, mais quatro pares estão no processo de avaliação, sendo preparados para os próximos procedimentos.

O ambulatório projetado exclusivamente no Hospital Delphina Aziz para pacientes transplantados foi inaugurado em dezembro de 2022. O atendimento iniciou por pessoas que já realizaram os procedimentos em outros estados, que antes eram acompanhados por outra unidade de saúde. Em abril deste ano, a unidade passou a atender para pré-transplantes, com consultas via complexo regulador. 

O Amazonas tem cerca de mil pacientes em diálise e cerca de 700 pacientes inscritos em outros estados que, a partir de agora, poderão realizar os procedimentos no seu próprio estado.

“Há cerca de um ano e meio, o governador Wilson Lima determinou que se retornassem os transplantes, pois eles eram realizados em uma clínica particular, mas em 2018 foi interrompido. E esse é o primeiro transplante renal realizado no hospital da rede estadual de saúde, e conseguimos reativar o programa de transplante renal no estado”, afirmou o secretário da SES-AM, Anoar Samad. 

Com informações da assessoria.