Início » Trabalhadores da construção civil recebem ação de saúde da Prefeitura em canteiro de obras
Saúde

Trabalhadores da construção civil recebem ação de saúde da Prefeitura em canteiro de obras

Trabalhadores de um canteiro de obras no bairro Lago Azul, zona Norte, tiveram acesso a consultas médicas, vacinação e outros serviços de saúde no local de trabalho, na manhã desta quarta-feira, 5/7. A ação da Prefeitura de Manaus, em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci), integra a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para intensificação de ações voltadas à saúde masculina, em atenção ao Dia Nacional do Homem, comemorado no dia 15 de julho.

A mobilização no canteiro de obras foi coordenada por profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Sálvio Belota, localizada na zona Norte. Das 8h às 12h, foram realizadas 16 consultas médicas, 100 atendimentos para aferição de pressão arterial, 104 exames de glicemia e 34 testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além da imunização de 56 trabalhadores que receberam a vacinas contra Covid-19 e influenza, e de rotina.

Aproximadamente, 120 trabalhadores da construção civil participaram da ação de saúde da Semsa, que incluiu também orientações sobre saúde bucal e distribuição de kits de higiene bucal.

O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, pontua que os serviços de atenção à saúde do homem são ofertados pela Semsa ao longo de todo o ano, tendo reforço em datas especiais e campanhas, como o “Dia do Homem” e o “Novembro Azul”, a fim de sensibilizar a população masculina para a importância do cuidado e do autocuidado em relação à saúde.

“Estamos nesse canteiro de obras porque é um local de concentração de homens. Sabemos que os homens não buscam o atendimento à saúde, por isso buscamos intensificar ações nesses locais, trazendo consultas médicas e serviços oferecidos nas unidades básicas”, disse.

A cirurgiã-dentista da USF Sálvio Belota, Keylla Lopes, enfatizou a importância da higiene bucal e da consulta periódica ao dentista para diagnóstico precoce de alterações teciduais e nos dentes, a fim de diminuir os danos causados aos dentes e à boca, e melhorar a qualidade de vida do dos trabalhadores aqui da obra.

O operário da construção civil, Adrielson Souza, aproveitou a oportunidade para receber mais uma dose da vacina contra a Covid-19 e se consultar com o médico da atenção primária. Ele demonstrou satisfação e destacou a importância da iniciativa para homens que, como ele, têm pouco tempo para ir ao médico regularmente.

“Eu mesmo agora estou indo passar com o médico porque não vou desde o ano passado. Agora estou tendo essa oportunidade aqui no trabalho, e vai ser muito bom para mim”, declarou.

Programação

A programação da Semsa voltada ao fortalecimento da saúde da população masculina segue na próxima quarta-feira, 12/7, com uma ação de intensificação de serviços em canteiro de obras situado no bairro Ponta Negra, pela manhã e à tarde.

E, no Dia Nacional do Homem, 15/7, equipes da Semsa vão promover uma ação de saúde no complexo esportivo Paulo Roberto Souto, no bairro São José Operário, zona Leste. A programação será coordenada pelos profissionais da USF Dr. José Amazonas Palhano, gerenciada pelo Distrito de Saúde Leste, e vai incluir um torneio de futebol com moradores do bairro e entorno, ao lado da oferta de serviços e ações de educação em saúde.