Início » Prefeito afirma que Manaus não tem recursos para pagamento do Fundeb este ano
Destaque Política

Prefeito afirma que Manaus não tem recursos para pagamento do Fundeb este ano

Segundo David Almeida, o motivo é que o município recebeu menos em repasse federal em 2023

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou, na terça-feira (19) que o abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) não será pago neste ano aos servidores da  rede pública municipal de ensino.

Segundo o prefeito, Manaus recebeu menos recursos federais para a Educação em 2023 do que em 2022. Com a queda de repasses, não houve sobras para compor o abono.

”Esse ano nós recebemos menos do que o ano passado. E nós não temos saldo para fazer o abono este ano. Nosso compromisso é pagar a data-base no momento adequado”, declarou David.

O pagamento do abono chegou a ser questionado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pela vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) diante da expectativa criada pela categoria para o recebimento do abono, pago nos últimos quatro anos, nesse período de fim de ano.

O abono é um repasse que consiste no pagamento aos profissionais da educação básica quando o total da remuneração do grupo não alcança o mínimo exigido (no novo FUNDEB refere-se ao percentual de 70%) e que é repassado também quando os recursos do Fundo ainda não foram utilizados ao final do ano.