Início » Bureau Veritas certifica gestão sustentável da Visteon Amazonas
Geral

Bureau Veritas certifica gestão sustentável da Visteon Amazonas

A Visteon Amazonas é a mais nova empresa certificada com o BV 360 ESG, solução exclusiva do Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), que verifica a implementação de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Com a certificação, a produtora de componentes eletroeletrônicos automotivos reforça seu comprometimento com a agenda sustentável, aumentando sua transparência e confiança de stakeholders e se tornando referência em gestão socioambiental para outras empresas da região.

“A adesão aos conceitos ESG reduz riscos e custos, melhora a reputação corporativa, valoriza a marca e traz vantagens competitivas nos mercados nacional e internacional. Com a certificação BV ESG 360, a Visteon Amazonas não só amplia sua eficiência socioambiental e seu desempenho financeiro, como estimula outras empresas a adotarem práticas que também contribuam para a preservação do maior bioma tropical do mundo”, afirma Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

“A Visteon tem uma longa trajetória de transformação da sua cultura e implementação de ações efetivas que contribuem para a preservação do Meio Ambiente e reforçam o seu comprometimento com a sociedade. A certificação do Bureau Veritas é a validação do nosso esforço e nos ajudou a enxergar de forma mais integrada toda a nossa cadeia de valor para melhorar nossos processos e continuar entregando muito mais do que o mercado espera de nós”, afirma Sergio Capela, diretor Geral da Visteon Amazonas.

A certificação BV ESG 360 da Visteon Amazonas avalia todos os níveis de escala sustentável da empresa, a partir de auditorias in loco, mapeamento de ações e projetos, entrevistas com lideranças e verificação de dados. Entre os aspectos analisados pelo Bureau Veritas estão visão estratégica, objetivos claros e metas bem definidas, ações e projetos em ecoeficiência, cadeia de suprimento, relações de trabalho e com a comunidade local. A empresa recebeu a classificação Engajado, indicando elevado nível de maturidade, com gestão e práticas participativas e alto envolvimento de stakeholders.

Em 2022, o setor automotivo brasileiro apresentou um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Para 2023, a projeção de crescimento é de 5%, com destaque para a produção de carros que utilizam energia limpa e tecnologia digital, seguindo a tendência do mercado na busca dos consumidores por empresas que se preocupam com o Meio Ambiente.

A certificação BV ESG 360 é uma ferramenta estratégica para entender o nível de maturidade da empresa em relação à Sustentabilidade, avaliar riscos e oportunidades em toda a sua cadeia de valor e construir cenários de melhoria contínua. A solução integra o BV Green Line, portfólio do Bureau Veritas com mais de 40 produtos voltados para gestão sustentável, emissão de títulos verdes e neutralidade de carbono.