Início » Governo define Banco Central como regular de criptoativos
Destaque Economia

Governo define Banco Central como regular de criptoativos

Foto: AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribuiu ao Banco Central a responsabilidade de regulamentar as criptomoedas e outros criptoativos no Brasil. Essa decisão, amplamente aguardada pelo mercado, foi oficializada por meio de um decreto assinado por Lula, pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad , e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, e foi publicado nesta quarta-feira.

Com essa medida, o Banco Central assume a função de regular, autorizar e supervisionar o mercado de criptoativos, funcionando como órgão competente para analisar qualquer irregularidade que possa surgir. O decreto entrará em vigor a partir do dia 20 de junho, tendo efeitos imediatos.

“O Banco Central do Brasil disciplinará o funcionamento das prestadoras de serviços de ativos virtuais e será responsável pela supervisão das referidas prestadoras”, diz trecho do decreto publicado pela presidência da República.

O decreto não se aplica aos ativos que representam valores mobiliários, que continuam sob a guarda da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

De O Globo.