Início » Tarcísio de Freitas, governador de SP, será homenageado com Medalha Ruy Araújo
Política

Tarcísio de Freitas, governador de SP, será homenageado com Medalha Ruy Araújo


Nesta terça-feira (11/07), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou Projeto de Resolução Legislativa, de autoria do deputado Dr. George Lins (União Brasil), que concederá a Medalha Ruy Araújo — a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual — ao Tarcísio Gomes de Freitas, ex-ministro de Infraestrutura e hoje governador de São Paulo.

“Desde o momento em que assumiu o Ministério da Infraestrutura, em janeiro de 2019, o engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas abraçou, de forma bastante nobre, a defesa da pavimentação de toda a Rodovia BR-319, que liga o Estado do Amazonas a Rondônia e ao Sul do país, o que ele desejava concretizar até o final de 2022. Como é do conhecimento público, entretanto, um grande imbróglio jurídico, envolvendo velhas questões ambientais, travou a plena execução da iniciativa ministerial”, destaca o parlamentar na justificativa da propositura.

Dr. George ressalta que o imbróglio jamais intimidou Tarcísio, “que moveu todos os esforços possíveis para a pavimentação do chamado lote C, juntamente com o trecho compreendido entre o km 250 e o km 655, o polêmico ‘trecho do meio’ da BR-319”.

Segundo o deputado, em entrevistas ou participando de eventos da sua pasta na Amazônia, Tarcísio sempre enfatizou sua determinação de pavimentar a rodovia federal e tirar o Estado do Amazonas do isolamento em que até hoje se encontra, apartado dos mercados do Sul e do Sudeste.

Para Tarcísio, a BR-319 era uma das prioridades máximas do Ministério da Infraestrutura e do próprio Governo Federal, valorizando um empreendimento tido como estratégico no sentido de dinamizar e impulsionar o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) — o maior modelo de desenvolvimento industrial já implantado na Região Norte do país — com sustentabilidade, com respeito às regras ambientais e gerando milhares de postos de trabalho em Manaus e uma série de benefícios socioeconômicos às populações das capitais circunvizinhas.

Dr. George afirma que as ações de Tarcísio de Freitas em favor da BR-319 merecem ser reconhecidas e exaltadas pelos amazonenses. O deputado finaliza ainda ressaltando que Tarcísio residiu no Amazonas nos municípios de Caapiranga, Codajás, Manacapuru, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos.