Início » Em Eirunepé, Idam intensifica regularização de extrativistas para atuação na safra da borracha
Amazonas Economia

Em Eirunepé, Idam intensifica regularização de extrativistas para atuação na safra da borracha

 A ação está voltada à maior inserção de produtores na cultura, com foco na organização e geração de emprego e renda aos trabalhadores

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) vai intensificar as ações de regularização de extrativistas em Eirunepé (distante 1.160 quilômetros da capital). A iniciativa tem como objetivo a maior inserção de trabalhadores locais na cultura da borracha, cuja safra iniciou na última sexta-feira (26/01). O município é destaque neste tipo atividade.

A regularização se dá por meio da emissão e retificação de documentos como o Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que podem ser solicitadas diretamente na Unidade Local (UnLoc) Idam/Eirunepé ou nas ações itinerantes do instituto pelas comunidades do município. Além da regularização, o Idam informa que atua, ainda, no auxílio aos envolvidos na atividade durante toda a cadeia produtiva da borracha.

“Acompanhamos, também, a pesagem da borracha, pois a associação representante dos extrativistas deve buscar a subvenção com o Estado e o Idam tem papel importante para validar o peso da matéria-prima”, disse o gerente da UnLoc Idam/Eirunepé, Marden Augusto Mendes.

O gerente pontuou ainda que, regularizados, os extrativistas estarão aptos a receber o pagamento da subvenção. “Por isso, é importante que o trabalhador esteja com os documentos em ordem”, completou.

Entregas

Além de anunciar a intensificação da regularização, durante o lançamento da Safra da Borracha, realizado na última sexta-feira (26/01), o Idam também realizou a entrega de documentos solicitados anteriormente pelos produtores rurais de Eirunepé.

Ao todo, foram entregues 65 CAF’s e 85 CPP’s à Associação dos Moradores da Reserva Extrativista do Rio Gregório (Amarge) e 12 CAF’s e 8 CPP’s para a Associação dos Produtores Agroextrativistas de Eirunepé (Atae). Os documentos possibilitarão aos produtores a emissão do CAF Jurídico para que eles possam comercializar o material para empresas nacionais e internacionais.

Desempenho

Um dos principais expoentes da cultura da Borracha no Amazonas, Eirunepé fechou a Safra da Borracha 2023 com 22 toneladas, cinco toneladas a mais do que o registrado na safra 2022. A expectativa para este ano é que a produção alcance 30 toneladas de borracha.

Atualmente, 300 famílias são beneficiadas com a atividade no município, segundo a Associação de Extrativistas de Eirunepé.