Início » Noruega quer ampliar parcerias na agenda climática e no combate à fome
Política

Noruega quer ampliar parcerias na agenda climática e no combate à fome

O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que seu país quer ampliar as parcerias com o Brasil em áreas voltadas à agenda climática e ao combate à fome. Os dois governantes conversaram nesta terça-feira (11) por telefone.

Por meio de sua conta no Twitter, o presidente brasileiro informou que os dois chefes de governo falaram sobre a necessidade de cooperação global, bem como sobre medidas visando a defesa do meio ambiente.

De acordo com o Planalto, durante a conversa Lula agradeceu ao primeiro-ministro pelas contribuições de seu país ao Fundo Amazônia e o convidou para uma visita ao Brasil. Lula falou sobre a Cúpula da Amazônia, em agosto, encontro que reunirá autoridades dos oito países da região, e com convites estendidos também à Indonésia, aos dois Congos e à França.

Em nota, o Planalto informou que Støre “expressou interesse em colaborar mais com o Brasil em temas como segurança alimentar e combate à fome e o manejo dos oceanos, além da tradicional agenda climática”.

Lula disse que o Brasil pretende estruturar um projeto de desenvolvimento a partir da biodiversidade amazônica, “dando oportunidade de melhoria de vida aos povos que lá habitam”, e que a abertura de oportunidades de investimentos em energias renováveis “reforçará a limpeza da matriz energética brasileira”, além de preparar o caminho para “propostas concretas a serem apresentadas na COP 30, em Belém”.