Início » Amazonas registra aumenta em 40,5% o número de cirurgias no primeiro semestre de 2023 
Amazonas

Amazonas registra aumenta em 40,5% o número de cirurgias no primeiro semestre de 2023 

Ao todo, a unidade realizou 4.542 cirurgias este ano

Ao todo, a unidade realizou 4.542 cirurgias este ano   

 O Governo do Amazonas por meio da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), aumentou em 40,5% o número de cirurgias realizadas nos sete primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, a unidade realizou 4.542 cirurgias neste ano.  

De janeiro a julho de 2022, esse número foi de 3.232 procedimentos cirúrgicos. A intensificação de cirurgias faz parte das ações de saúde pública do Governo do Amazonas.   

A Fundação realiza cirurgias eletivas, que são os procedimentos cirúrgicos programados via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Neste caso, os procedimentos cirúrgicos são realizados quando os pacientes são enviados de outros hospitais e SPAs.   

“Somente no mês de julho fizemos 800 cirurgias. A FHAJ é a retaguarda das unidades de saúde tanto da capital quanto do interior. A intensificação atende a uma demanda da sociedade no pós-pandemia. Vamos continuar fazendo esse trabalho que transforma a vida das pessoas que precisam do SUS”, afirma o diretor-presidente da FHAJ, o médico Ayllon Menezes de Oliveira.  

A professora Shirley Andrade (39) foi submetida a uma cirurgia ortopédica na FHAJ. Ela mora em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) e, em julho, teve o joelho fraturado após um acidente com uma motocicleta.   

Após receber atendimento no município, a paciente foi transferida para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto na capital e, em seguida, encaminhada para a Fundação Hospital Adriano Jorge, sendo operada um mês após o acidente.    

Os médicos decidiram usar um aparelho chamado fixador externo para auxiliar na recuperação de Shirley Andrade.  

“Do Hospital 28 de agosto, eles me mandaram para o Hospital Adriano Jorge e disseram que era especializado em fratura nos ossos. Eu entrei aqui na segunda-feira (07/08) e na quinta-feira (10/08) fiz a cirurgia. Estou recebendo os medicamentos e fazendo a fisioterapia para me acostumar com o aparelho e começar a andar novamente”, relata.  

Sobre a FHAJ  

O Hospital Adriano Jorge existe desde 1953, atende pacientes da rede pública de saúde com 22 especialidades clínicas e cirúrgicas, que vão desde clínica geral até procedimentos complexos de cabeça e pescoço. Com 196 leitos ativos, o hospital também faz cirurgias eletivas, que são os procedimentos cirúrgicos programados via Sisreg e realizou 5.729 cirurgias, com uma média de 30 cirurgias por dia durante o ano de 2022.   

FOTO: Daniel Jordano/ FHAJ