Início » Fortune divulga lista das empresas que fazem o mundo melhor
Notícias Corporativas

Fortune divulga lista das empresas que fazem o mundo melhor

Revista norte-americana publicou a edição 2023 da sua tradicional “Change the World list”, em que reconhece as 50 empresas que estão ajudando a enfrentar alguns dos maiores desafios da sociedade atual. Iniciativas de apoio à educação, ao empreendedorismo e à geração de empregos estão entre os principais itens avaliados.

A revista norte-americana Fortune, uma das publicações de negócios mais influentes do mundo, divulgou as 50 empresas que mais contribuem com o desenvolvimento da sociedade global na atualidade. A anual “Change the World list” – lista das companhias que estão mudando o mundo, em livre tradução – considera iniciativas que promovem a educação e o conhecimento, o apoio à sustentabilidade e ao empreendedorismo, além da geração de novos postos de trabalho. Entre as top 30, a única instituição financeira é o Santander, na 14ª posição da lista – apontado em razão do seu programa de Universidades, uma das maiores iniciativas de apoio à educação e ao conhecimento do setor privado global. Nas primeiras posições estão as automotivas General Motors, ChargePoint e Tesla – por conta de seus projetos de eletrificação de motores –, além do Mercado Livre, pelo apoio ao empreendedorismo, e o Walmart, como um dos maiores geradores de empregos do mundo.

O Santander já investiu mais de € 2,2 bilhões no programa desde a sua criação, em 1996, e ajudou mais de 1 milhão de pessoas a melhorarem suas perspectivas de carreira através da educação e do empreendedorismo, o que faz do banco um dos maiores apoiadores da educação em todo o mundo. Só em 2022, a instituição financeira destinou € 100 milhões e ajudou mais de 250 mil beneficiários com bolsas de estudo e estágios.

Segundo Ana Botín, presidente mundial do Santander, a educação e o empreendedorismo são fundamentais para o progresso da sociedade. “Nosso programa universitário ajudou mais de um milhão de estudantes e empreendedores desde a sua criação em 1996, e estamos muito orgulhosos de que a Fortune tenha reconhecido a contribuição do programa para a sociedade”, afirma a executiva.

O Santander está comprometido com o progresso e o crescimento inclusivo e sustentável, com uma longa história de incentivo à educação, à empregabilidade e ao empreendedorismo. O banco oferece estas iniciativas através de duas plataformas principais: Bolsas Santander, que ajuda pessoas a melhorarem suas condições de empregabilidade através da aprendizagem contínua, oferecendo bolsas de estudo e formação gratuita em competências profissionais para todas as idades, e Pessoas Santander, em que apoia pequenos empreendedores no desenvolvimento de seus negócios.

Durante o quinto encontro internacional de reitores da Universia, realizado no passado mês de maio, em Valência (Espanha), Ana Botín reafirmou o apoio do Banco às instituições de ensino “com o compromisso de investir 400 milhões de euros na promoção da educação, da empregabilidade e do empreendedorismo entre 2023 e 2026”. “Convencidos de que não há melhor investimento social do que o feito na educação, há vinte e sete anos decidimos assumir um compromisso com a Universidade”, acrescentou. O encontro reuniu cerca de 700 reitores de 14 países que representavam 14 milhões de estudantes da Europa, dos Estados Unidos, da América Latina e do Reino Unido.

Abaixo a lista completa das 50 empresas que estão contribuindo para um mundo melhor, edição 2023, da Revista Fortune:

1 The American Electrifiers

2 MercadoLibre

3 Walmart

4 Johnson Controls

5 Battelle

6 Perrigo/Organon

7 Wasoko

8 WeRide

9 Gilead Sciences

10 Abbott Laboratories

11 Infosys

12 Patagonia

13 Mastercard

14 Banco Santander

15 Apple

16 Tencent Holdings

17 Recycling Revitalizers

18 Ferring

19 Octopus Energy Group

20 Syndio Solutions

21 Vivo (Telefônica Brasil)

22 Bobbie Baby

23 Yum China

24 Microsoft

25 Chobani

26 Too Good To Go

27 Recykal

28 Cisco Systems

29 Green Homebuilders

30 World-Changing Investors

31 Volvo

32 Grail

33 JPMorgan Chase

34 Intuition Robotics

35 Swatch Group

36 Leidos Holdings

37 WSP Global

38 Winmark

39 CIB Egypt

40 Esusu

41 PayPal Holdings

42 Sesame Workshop

43 VC Gender Parity

44 Trimble

45 Google Nest

46 Habi

47 Biobot Analytics

48 Cotopaxi

49 Kayrros

50 VF