Início » Prefeitos do sul do Amazonas vão a Brasília pedir de volta rebanho apreendido pelo Ibama
Amazonas

Prefeitos do sul do Amazonas vão a Brasília pedir de volta rebanho apreendido pelo Ibama

Dez prefeitos do sul do Amazonas se reúnem nesta terça-feira (18) com a bancada federal para tratar das ações realizadas pelo Ibama no interior do Estado na semana passada. Até a última quinta-feira (13), agentes do órgão haviam apreendido três mil cabeças de gado nos municípios de Lábrea e Manicoré e na cidade paraense de Pacajá.

Estarão presentes os prefeitos de Boca do Acre, José Maria Silva da Cruz; Lábrea, Gean Campos de Barros; Canutama, José Roberto Torres de Pontes; Pauiní, Raimundo Renato Rodrigues Afonso; Guajará, Ordean Gonzaga da Silva; Humaitá, José Cidenei Lobo do Nascimento; Manicoré, Lúcio Flávio; Tapauá, Gamaliel Andrade de Almeida; Apuí, Marcos Antônio Lise e Novo Aripuanã, Jocione Junior.

Agenda com o Ibama

Eles também têm agenda com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. O grupo vai ser coordenado pelo presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), prefeito Anderson José de Sousa. Ao ÚNICO, Anderson Sousa afirmou que a área onde o Ibama apreendeu o rebanho tem menos de 5% da área total embargada. Além disso, segundo ele, o problema maior nesses municípios, principalmente em Matupi (Manicoré) e Apuí, seria a ação de madeireiros e não de pecuaristas.

Prejuízos

Os prefeitos reclamam do tamanho do prejuízo das apreensões, em torno de R$ 10 milhões, e do impacto negativo e direto na economia local e regional. Na semana passada, parte da bancada federal se reuniu com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, em Brasília, para tratar das ações ilegais de madeireiras e de desmatamento para pasto de gado na região amazônica.

A reunião entre os prefeitos e a bancada acontece às 15h (hora Brasília) na liderança do PSD no Senado Federal.

Com informações do Portal ÚNICO.