Início » Netflix vai dobrar investimentos na Coreia do Sul
Geral

Netflix vai dobrar investimentos na Coreia do Sul

Na esteira do sucesso da série Round 6 (Squid Game), Netflix anunciou investimento de US$ 2,5 bi no segmento de entretenimento da Coreia do Sul Foto: Divulgação

A gigante do streaming Netflix vai investir US$ 2,5 bilhões no setor de entretenimento da Coreia do Sul nos próximos quatro anos, à medida que as empresas de mídia globais aumentam os investimentos no país. O movimento vem na esteira do sucesso internacional das séries Squid Game (Round 6, em português) e The Glory (A lição), além do reality show A batalha dos 100 e do filme Parasita, ganhador de quatro Oscars.

O investimento planejado pela Netflix para produzir séries, filmes e realities shows é aproximadamente o dobro do valor que o serviço de streaming dos EUA gastou na Coreia de 2016 a 2021.

Após o anúncio, feito pelo copresidente-executivo da empresa, Ted Sarandos, as ações das empresas de mídia sul-coreanas registraram forte alta. A produtora de conteúdo Showbox subiu 26%, a maior alta desde 23 de novembro, enquanto os papeis de sua rival Studio Santa Claus Entertainment saltaram até 23%.

Também ligadas à Netflix, as ações da Astory subiram até 15%, enquanto os papéis da provedora de serviços de transmissão CJ ENM subiram 3,6%. O operador de estúdio Studio Dragon avançou 9,2%, enquanto o índice de referência Kospi Composite da bolsa de Seul caiu 1,4%.

Sarandos disse que o investimento reforça sua confiança no poder do país, depois que a série Squid Game, lançada em setembro de 2021, se tornou um dos programas mais vistos da Netflix.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, que chegou a Washington na segunda-feira para uma visita de Estado de seis dias, saudou o novo investimento, dizendo que “será uma grande oportunidade para a indústria de conteúdo coreana, criadores e Netflix”. Ele se encontrou com Sarandos na capital americana.

A Coreia do Sul emergiu como uma potência cultural global, com os usuários da Netflix passando mais tempo assistindo a programas do país do que de qualquer outra nação fora dos EUA, aponta reportagem do Financial Times. The Glory, um drama de 16 episódios produzido pelo Studio Dragon que lida com a violência escolar, foi uma das dez séries mais populares da Netflix em mais de 90 países em março.

Previsão de 34 programas originais Netflix em 2023

Seguindo os passos da Netflix, outros serviços globais de streaming, como Disney Plus e Apple TV Plus, também estão aumentando os investimentos no país asiático. De acordo com o FT, citando dados recentes fornecidos pelo governo sul-coreano, as exportações de conteúdo do país, incluindo música, filmes e videogames, atingiram um recorde de US$ 12,4 bilhões em 2021.

Prova da popularidade das produções sul-coreanas é que mais de 60% dos telespectadores da Netflix assistiram a pelo menos uma produção desse país na plataforma no ano passado, segundo dados da empresa.

O FT acrescenta que a Coreia do Sul é o principal destino de gastos da Netflix na Ásia, com a plataforma de streaming planejando produzir pelo menos 34 programas originais em 2023. A Netflix lançou no ano passado 29 dramas coreanos exclusivos, seis dos quais alcançaram o top 10 dos títulos na região da Ásia-Pacífico, segundo para a AMPD Research, subsidiária da Media Partners Asia.

De O Globo.