Início » Prêmio Empresa Inovadora celebra terceira edição em 2024
Notícias Corporativas

Prêmio Empresa Inovadora celebra terceira edição em 2024

Com inscrições gratuitas abertas até o dia 08 de março, premiação reconhece jornadas de inovação das empresas paranaenses

O Prêmio Empresa Inovadora está de volta em sua terceira edição. A premiação, que analisa a adoção de novas práticas e tecnologias, visa mapear a maturidade de inovação nas empresas.

Ao participar do prêmio, a empresa se torna consciente de como estão os seus diversos departamentos, em sua própria visão, no que tange à inovação. Dessa forma, é possível seguir com um plano mais assertivo de desenvolvimento.

“Qualquer empresa que tenha inovação no seu DNA é uma empresa melhor e mais relevante para a sociedade. Estando mais fortalecida, ela gera mais emprego, renda, produz mais impostos e fomenta o desenvolvimento de todo ecossistema ao redor”, pontua Itamir Viola, um dos idealizadores do Prêmio e nome à frente do Connect Week Brasil, realizador da premiação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 08/03 através do link: www.premioempresainovadora.com.br. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 21/06, durante o Viasoft Connect 2024, principal evento do Connect Week Brasil, em Curitiba/PR.

O Prêmio é uma realização do Connect Week Brasil 2024 e Viasoft Connect 2024, correalização da Haze Shift, Universidade Positivo, Associação Comercial do Paraná (ACP) e Sebrae. O patrocínio é da Viasoft.

Números da edição 2023

Na edição anterior, o Prêmio contou com a participação de 351 empresas, destacando suas práticas inovadoras. Posteriormente, 50 foram selecionadas como finalistas, passando por um processo de avaliação que totalizou 200 horas de entrevistas detalhadas, conduzidas por uma equipe de 27 avaliadores. “A ideia desta edição é de, no mínimo, triplicarmos a quantidade de empresas inscritas no ano passado”, afirma Viola.

O crescimento nos últimos anos do Prêmio é resultado de parcerias sólidas e de um abrangente roteiro de divulgação, que incluiu roadshows por 15 cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, apresentando a premiação a um público diversificado.

“O Paraná vem se destacando cada vez mais como um dos estados mais inovadores do Brasil. Não apenas a capital, que recebeu em 2023 o prêmio de cidade mais inteligente do mundo, mas todas as regiões respiram inovação e contribuem para esse merecido destaque que o estado vem alcançando”, observa Roberto Elias Da Silva, VP de inovação da Viasoft.

Novidades para 2024

Para a edição de 2024, o Diagnóstico de Inovação passou por atualizações, incorporando elementos como o uso de inteligência artificial, diversidade e sustentabilidade. Essas mudanças visam uma análise mais abrangente e alinhada às tendências contemporâneas, consolidando o Prêmio como um indicador cada vez mais preciso do cenário de inovação.

“Graças às melhorias que implementamos, principalmente na metodologia e no autodiagnóstico do Prêmio, alcançamos outros estados do Brasil, tornando a premiação cada vez mais importante e reconhecida no cenário nacional”, complementa Roberto.

Processo de avaliação

Neste ano, serão seis categorias principais: Indústria, Cooperativas, Varejo, Tecnologia e Comunicação, Saúde e Serviços. A primeira etapa da premiação é o Diagnóstico de Inovação, proporcionando às empresas uma compreensão clara do seu estágio de maturidade.

O estudo é elaborado por especialistas e embasado em estudos acadêmicos, indicando caminhos para a inovação nas organizações. A avaliação ocorre em 11 dimensões: Aprendizado; Cultura; Estratégia; Estrutura Organizacional; Infraestrutura; Liderança; Mensuração; Networking; Pessoas; Processos; e Resultados.

Por fim, as empresas selecionadas passam por entrevistas com especialistas, culminando na cerimônia de premiação. Durante o Connect Week Brasil, também será entregue o selo Empresa Inspiradora, que considera uma etapa de votação popular pelos meios digitais e celebra a empresa mais inspiradora por segmento.

Em todos os casos, é realizada uma entrega do autodiagnóstico e da devolutiva para todas as empresas assim que as fases são encerradas, explica Luiz Fernando Frederico, Diretor da HazeShift Consultoria em Inovação e Coordenador do Prêmio. “Neste sentido, valorizamos a participação de todos envolvidos. Independentemente da etapa alcançada, todos recebem um certificado de participação e uma análise personalizada para poder fazer uso da melhor forma possível em seus processos”, complementa.

Opção Plus

A premiação é gratuita, mas oferece também a opção da +INOVADORA. Essa seleção de produtos consiste em um apanhado de conteúdo selecionado e desenvolvido pela Haze Shift Consultoria em Inovação e pela Viasoft Softwares Empresariais, como mentorias, cursos e devolutivas detalhadas quanto ao diagnóstico do Prêmio. Essas entregas são feitas de forma separada, independente do processo de premiação, sob demanda de cada empresa participante.

Serviço – Prêmio Empresa Inovadora

Inscrições: até 08/03 no site www.premioempresainovadora.com.br

Premiação: 21/06 durante o Viasoft Connect 2024, principal evento do Connect Week Brasil

Seguem os vencedores da edição de 2023:

Indústria: Cibra (1° lugar), Atlas Eletrodomésticos (2° lugar) e DOCG (3° lugar)

Varejo: Belagrícola (1° lugar), Lojas MM (2° lugar) e Farmácias Nissei (3° lugar)

Cooperativa: Unimed Cascavel (1° lugar), LAR (2° lugar) e Cooperativa Agrária (3° lugar)

Serviços: Tecnospeed (1° lugar), Benner Sistemas (2° lugar) e Eucatur (3° lugar)

Empresas Inspiradoras: Serviços Costa Brasil (Serviços), Farmácias Nissei (Varejo) e Sicredi Dexis (Cooperativas)