Início » Em articulação de Peixoto, Prefeitura de Manaus e operadoras de telefonia móvel se reúnem para avançar o sinal de 5G no município
Política

Em articulação de Peixoto, Prefeitura de Manaus e operadoras de telefonia móvel se reúnem para avançar o sinal de 5G no município

O encontro teve como propósito tratar dos licenciamentos para a ampliação do serviço na capital

Autor do texto-base da Lei do 5G, na cidade de Manaus, e defensor da tecnologia, o vereador Peixoto (Agir) esteve intermediando reuniões entre as empresas operadoras do serviço juntamente com representantes da Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira (17/08). A agenda foi para tratar do licenciamento das infraestruturas que podem ampliar a cobertura do sinal na capital.

Peixoto é a referência no assunto em Manaus e é sempre procurado pelas empresas para o acerto de detalhes junto a Gestão Municipal. Nesta oportunidade, o parlamentar acompanhou os representantes das operadoras em duas reuniões, com o intuito de debater prazos de licenciamento. As operadoras alegam que o período de validade do licenciamento das obras de instalação das antenas é muito longo, o que consequentemente encarece o valor das taxas e esse impasse está atrasando a colocação de novas torres.

Na primeira reunião do dia, o vereador esteve na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), onde foram recebidos pelo secretário Antônio Stroski. Peixoto classificou o encontro como muito produtivo.

“O próprio secretário se comprometeu em não atravancar os licenciamentos ambientais, porque ele entende que nas zonas urbanas, onde não é área de proteção, o licenciamento ambiental tem que ser muito simplificado. Portanto conseguimos resolver essa questão e não teremos barreiras no quesito de liberação ambiental”, afirmou.

Já na segunda etapa de compromissos, Peixoto acompanhou os representantes das empresas de telefonia móvel até o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Na reunião com o diretor-presidente Carlos Valente e outros gestores do órgão que é o responsável pela liberação da obra, foi o início de uma boa conversa.

“Ainda não tivemos uma definição final, precisaremos de mais alguns encontros mas já demos início ao processo de resolução para uma futura celeridade dos licenciamentos. As equipes técnicas do Implurb estarão em parceria com as operadoras para encontrarem uma solução que no fim tem a mesma intenção, melhorar o serviço para a cidade de Manaus”, explicou o vereador.

A ampliação do serviço e qualidade do sinal 5G é a maior intenção do parlamentar que desde 2021 vem se debruçando sobre o assunto.  Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador é o representante quando o assunto é a internet de quinta geração. Ao longo do mandato, ele já apresentou Projetos de Lei (PLs) e Emendas que visam oferecer ao manauara a melhor tecnologia.

“Eu estou lutando por isso, estou nessa articulação porque entendo que o serviço trará diversos benefícios para a nossa população e tudo isso de forma macro. Não é apenas pensando na navegação mais rápida do consumidor final em seu smartphone, o sinal 5G trará maior produtividade às empresas e pode oferecer uma maior competitividade às indústrias e centros de pesquisa que estão no nosso Polo Industrial. O 5G levou melhorias em todo mundo, trará também a Manaus e quero proporcionar isso a nossa gente”, destacou Peixoto.