Início » Políticas do Governo do Amazonas se tornam referência em novo programa regional de investimentos do BID
Economia

Políticas do Governo do Amazonas se tornam referência em novo programa regional de investimentos do BID

Representando Wilson Lima, vice-governador Tadeu de Souza defende demandas do Amazonas junto ao BID e Governo Federal, em São Paulo.

Programas e empreendimentos geridos pelo Governo do Amazonas se tornaram referência de políticas públicas a serem seguidas pelos demais estados amazônicos que quiserem participar do Amazônia Sempre, novo projeto de investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) focado no desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

A iniciativa foi anunciada na tarde de sexta-feira (30/06), no evento “Conversa de Alto Nível – Governadores da Amazônia”, realizado pelo banco em conjunto com o Governo Federal, em São Paulo. O encontro teve a presença do vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, que defendeu os pleitos do Governo Wilson Lima diante da oportunidade de atrair novos investimentos.

Segundo o BID, o novo programa facilitará financiamentos e terá um total de US$ 430 milhões disponíveis em verbas não reembolsáveis, ou seja, doações. O objetivo é mobilizar recursos financeiros para acelerar ações estruturantes em diversas áreas nos estados que formam a Amazônia Legal, garantindo a floresta em pé e a participação das populações locais.

Durante os debates, que também contaram com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o presidente do BID, Ilan Goldfajn, e representantes de outros oito estados brasileiros, Tadeu de Souza destacou os resultados positivos do trabalho em conjunto feito com o BID nas últimas duas décadas, em diferentes frentes.

“Encontros como este são oportunidades únicas para a gente alavancar projetos de desenvolvimento de infraestrutura na Amazônia, envolvendo questões como os portos, saneamento de igarapés, iluminação pública, regularização fundiária, dificuldade logística e tantos outros desafios que ainda temos pela frente”, elencou o vice-governador.

‘Projetos emblemáticos’

Para o BID, políticas como o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) são consideradas “emblemáticas” e precisam ser replicadas nos demais estados amazônicos. Aos participantes, o vice-governador do Amazonas reiterou os avanços obtidos pelo programa socioambiental, que já beneficiou mais de 320 mil pessoas e soma mais de US$ 1,12 bilhão investidos desde 2006.

“O Amazonas tem um laço institucional consolidado com o BID. O Prosamin+ é um ‘case’ de sucesso e, há mais de 16 anos, tornou-se um símbolo de pertencimento para a população, um sentimento de sonho realizado. Hoje, além de Manaus, o Prosamin+ está executado em Maués e está em preparação para chegar a Parintins”, declarou.

Além do Prosamin+, o BID também deu destaque às conquistas obtidas por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e dos Centros Educacionais de Tempo Integral (Ceti), ambos na área da Educação, também financiados pela instituição.

De acordo com o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, os formatos sob gestão do Governo do Amazonas serão utilizados como principal modelo de políticas de impacto ambiental e social, que estarão aptas a receber recursos financeiros oriundos do Amazônia Sempre.

“O Prosamin+ é um projeto emblemático, que realmente transforma a situação de urbanização desordenada em uma visão moderna, na qual as pessoas podem ter uma melhor qualidade de vida. Essa parceria de longa data com o Amazonas nos permitiu chegar a novas configurações nesse programa. É um trabalho feito com tanto cuidado, tanta paciência, que realmente é algo espetacular, algo louvável”, afirmou Morgan Doyle.

Próximos passos

Integrante da comitiva do vice-governador, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, disse que o novo programa anunciado pelo BID poderá ajudar a tirar do papel diferentes demandas do Amazonas que já estão em fase de planejamento.

“O Amazônia Sempre tem muitos objetivos importantes para o nosso estado, que concentra a maior parte da Amazônia Brasileira. É preciso investir tanto em ações sustentáveis para a proteção do meio ambiente como nas pessoas, fortalecendo a economia das comunidades locais”, enfatizou o secretário.

O encontro na capital paulista serviu como reunião preparatória para a Cúpula de Chefes de Estado dos Países da Amazônia, agendada para ocorrer em Belém, no Pará, no mês de agosto. O evento reunirá os chefes de Estado dos oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Sobre o Amazônia Sempre

O Amazônia Sempre (ou Amazônia Forever) é um programa ‘guarda-chuva’ organizado em três frentes: plataforma de mapeamento de recursos destinados à Amazônia para facilitar financiamentos; unidade para elaboração de novos projetos; e rede de acompanhamento e supervisão de resultados.

As áreas prioritárias serão: população local; agricultura e silvicultura sustentáveis; bioeconomia; infraestrutura; cidades sustentáveis e conectividade. O enfoque será na promoção da inclusão de mulheres, povos indígenas, afrodescendentes e comunidades locais; clima e conservação da floresta e fortalecimento das capacidades institucionais e do estado de direito.