Início » Brasil tem condições de contribuir com a proteção dos oceanos, avalia professor
Brasil

Brasil tem condições de contribuir com a proteção dos oceanos, avalia professor

À CNN Rádio, neste Dia Mundial dos Oceanos, Alexander Turra elencou os principais problemas enfrentados pelos ecossistemas marinhos

Dia Mundial dos Oceanos é comemorado neste 8 de junho.

Na avaliação do professor do Instituto Oceanográfico da USP Alexander Turra, há movimentação internacional e nacional convergente com a temática de como usar o oceano de forma sustentável.

“Há empresas alinhadas com práticas sustentáveis e buscando fortalecer essa economia”, disse, à CNN Rádio.

Segundo o especialista, há três pilares essenciais: produção sustentável, proteção eficazmente, e compartilhamento dos benefícios adquiridos de forma equitativa com a população.

No Brasil, o professor defende que o Brasil “está organizado para ter papel de igual para igual nas discussões”, com “condições positivas para contribuir com a agenda.”

Ele vê “compromisso da iniciativa privada e de órgãos públicos”, que estabelecem metas e prazos para ações de forma alinhada internacionalmente.

“Há comprometimento efetivo com relação ao oceano”, completou.

Turra destaca que o governo brasileiro está engajado com o tema: “Foi criado um departamento de oceanos no Ministério do Meio Ambiente, parece simplório, mas é simbólico.”

Ele lembra que os benefícios do oceano “transbordam para outros setores”: “Estimamos que 20% do PIB brasileiro seja proveniente do oceano.”

“Mesmo o agronegócio, que corresponde a cerca de 25% do PIB, depende das chuvas formadas nos oceanos.”

informações da CNN