Início » Bem-vindos à evolução da TV: conheça os recursos mais avançados e como aproveitá-los no dia a dia
Tecnologia

Bem-vindos à evolução da TV: conheça os recursos mais avançados e como aproveitá-los no dia a dia

Se antes a TV era usada apenas como um painel para exibir conteúdo, hoje o aparelho se transformou em uma verdadeira central de entretenimento e conectividade da casa. Recursos tecnológicos inovadores hoje fazem com que a TV seja capaz de exibir imagens e reproduzir sons com o máximo de realismo, ao mesmo tempo em que facilita o dia a dia das pessoas ao unir em um mesmo dispositivo diversas funções. Confira os recursos mais avançados à disposição nas Smart TVs de hoje, especialmente nos modelos da Samsung:

Resolução e upscaling

Quem conviveu com as antigas TVs de tubo, com limitações de tamanho de tela e resolução, pode até sentir certa nostalgia, mas é inegável que as novas tecnologias trouxeram muito mais qualidade para a exibição de todo tipo de conteúdo. As Smart TVs Neo QLED 4K e 8K da Samsung, por exemplo, se destacam por oferecer a melhor resolução mesmo quando o conteúdo não foi produzido dessa forma, muito graças ao recurso exclusivo do Processador Neural Quantum1 (tanto 4K quanto 8K2), gerando a melhor experiência de visualização por meio do aprimoramento de qualquer conteúdo para uma resolução mais próxima possível à máxima que a TV suporta. Ou seja, séries, filmes, esportes, games e todo tipo de conteúdo ficam ainda melhor quando exibidos em uma Neo QLED de última geração.

Hub da casa inteligente

Conectividade deixou de ser um recurso opcional para se tornar um dos principais atributos de uma Smart TV de excelência. No caso dos modelos da Samsung, isso foi aperfeiçoado a tal ponto que o televisor já se tornou a central de conexões e comandos da casa inteligente. A Neo QLED 8K, por exemplo, conta com múltiplos assistentes de voz para facilitar a busca pelos melhores conteúdos, além de acessar os principais aplicativos de streaming, mudar de canal e alterar o volume da TV, entre outras funções disponíveis que podem ser ativadas por comando de voz.

Mas é por meio do aplicativo SmartThings3 que a revolução acontece, dando ao usuário o controle total de aparelhos inteligentes compatíveis diretamente pela TV. É possível ainda configurar uma iluminação especial e a temperatura ambiente perfeita para assistir aos filmes favoritos, sincronizando o uso de lâmpadas e aparelhos de ar-condicionado inteligentes na sua TV, entre muitas outras automações.

Design, decoração e arte

Além dos atributos de exibição, a TV também ganhou status de objeto decorativo, capaz de transformar o ambiente por conta do design inovador. A linha de TVs Lifestyle da Samsung é um ótimo exemplo: são produtos que oferecem uma experiência para cada tipo de consumidor, se adaptando aos diversos usos e possibilidades para quem deseja mais que uma tela.

O principal modelo da linha é a The Frame, que exibe todo tipo de arte na tela ao invés da tela preta da TV desligada, desde obras-primas dos maiores e mais importantes museus e galerias do mundo pela ArtStore, até as próprias imagens do usuário. Entre seus diferenciais, a tela com acabamento Matte – que se estende para todas as TVs Lifestyle a partir de 2022 – permite uma experiência sem interferência da luz do ambiente e sem reflexos na tela, enquanto as molduras customizáveis em diversas cores e estilos, vendidas separadamente, a tornam a opção perfeita para quem busca uma TV que combina perfeitamente com a decoração de casa.

O projetor Smart Portátil The Freestyle, outro grande destaque da linha, é um produto versátil e ideal para levar para qualquer lugar, reproduzindo imagens de 30 a 100 polegadas4 em FHD com a mesma experiência de uma Smart TV Samsung, com configuração automática e instantânea, além do som Premium 360°. A linha Lifestyle também conta com a The Serif, TV mundialmente premiada, co-criada com os irmãos franceses Ronan e Erwan Bouroullec e uma verdadeira peça de design, e a TV The Sero, a única do Brasil que gira na vertical e, portanto, é perfeita para conteúdos digitais – ou seja, o usuário pode aproveitar o entretenimento do seu smartphone de forma grande, na tela da TV, girando a tela para o formato vertical.

Recursos para gamers

Além dos diferenciais de imagem e som, que proporcionam uma imersão sem igual, as Smart TVs ganharam recursos específicos para quem é apaixonado por jogos. Os modelos Samsung Crystal UHD, QLED e Neo QLED 4K e 8K a partir de 2022, por exemplo, contam com o Samsung Gaming Hub5, uma plataforma de streaming de jogos integrada à TV que dá acesso a milhares de jogos na nuvem e viabiliza uma experiência completa em games, sem limitação de armazenamento, necessidade de download ou mesmo de um console. Ou seja: apenas com um controle, que pode ser conectado via Bluetooth ou cabo USB à TV, o usuário pode jogar direto na nuvem, como em qualquer streaming, acessando um catálogo dos aplicativos de streamings de jogos com milhares de títulos para todos os gostos.

Além disso, os gamers de plantão também contam com uma alternativa diferenciada para ter acesso a ainda mais recursos: a Neo QLED Gaming TV QN90, o primeiro modelo de TV inteiramente dedicado ao público gamer, com versões de 55 e 65 polegadas e painel nativo de 120Hz, além das versões de 43 e 50 polegadas, com o inédito painel de até 144Hz de taxa de atualização, todos com recursos como Freesync Premium Pro, Menu de Jogos, Tela Super Ultra-Wide e quatro portas HDMI 2.1.

Painel MICRO LED, o futuro da TV hoje

A Samsung também apresentou recentemente seu mais avançado modelo de painel da história, com o objetivo de atender a uma parcela do público que busca o máximo de sofisticação e exclusividade. A MICRO LED de 110 polegadas é o resultado de um avanço sem precedentes para o segmento que hoje representa o ápice da qualidade de imagem. Cada MICRO LED controla um subpixel e ilumina individualmente cada uma das cores RGB, garantindo o auge da precisão em tonalidades, além de uma incrível intensidade de brilho. Com cristais de safira em sua composição, a MICRO LED conta com 24.9 milhões de pontos de luz, que também se apagam nas cenas escuras para gerar um contraste infinito.

Com taxa de atualização de 120Hz, processador com Inteligência Artificial, tecnologia de Som em Movimento Pro, sistema de áudio Dolby Atmos com 100W de potência e 6.2.2 canais, além de um design monumental com tela infinita com apenas 2.5cm de espessura, o Painel MICRO LED inaugurou uma nova era de produtos Premium ultrassofisticados, voltados ao público de alto padrão, e que chega ao país para oferecer aos usuários o que há de mais moderno e único em exibição por meio de uma experiência surpreendente e incomparável. O Painel MICRO LED da Samsung está à venda no shop.samsung.com.br, na Fast Shop e por meio de canais especializados.

Uso e descarte sustentável

Alinhados aos anseios dos consumidores e assumindo importantes compromissos para diminuir os impactos ao meio-ambiente, os fabricantes de TVs mantêm uma busca constante por alternativas menos agressivas e soluções sustentáveis. A Samsung, por exemplo, acaba de expandir seu programa de descarte sustentável, o Eco Troca.

Lançado este ano, a iniciativa visa incentivar o descarte correto de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos, dando ao consumidor a possibilidade de trocar seu equipamento – de qualquer marca e em qualquer condição – por um cupom de desconto para compra de um novo produto na loja oficial da Samsung. Na primeira fase, o programa aceitava geladeiras, máquinas de lavar, ar-condicionado e TVs, fornecendo um desconto de até 5 mil reais dependendo do produto. Agora, o Eco Troca também aceita lava-louças e monitores, trazendo mais alternativas para quem deseja renovar os aparelhos da casa e ainda ajudar o meio ambiente, com descontos de até R$700,00 para lava-louças e de até R$ 1.200 para os monitores. Para participar, basta acessar https://shop.samsung.com/br/ecotroca e obter o desconto na loja oficial da Samsung após agendar a coleta do produto antigo de grande porte. No caso dos monitores, o consumidor receberá informações do envio por correios ou entrega em pontos de coleta.

O controle remoto SolarCell dos televisores Samsung, carregado por energia solar, luz ambiente e até por radiofrequência sobressalente de roteadores Wi-Fi, é outra iniciativa da marca, desenvolvida para reduzir o desperdício de bateria e ajudar a fechar o ciclo do lixo plástico. Já o Samsung Eco-Package permite ao usuário reutilizar com criatividade a embalagem da TV para montar diferentes objetos, como uma casinha para o pet ou um porta-revistas, por exemplo. A proposta é simples: por meio de moldes e instruções, o usuário escolhe no que quer transformar sua embalagem e seguir o passo a passo.