Início » Arquitetura esportiva: o que levar em conta na hora de planejar espaços de lazer 
Esporte

Arquitetura esportiva: o que levar em conta na hora de planejar espaços de lazer 

Com a busca por saúde e bem-estar cada vez mais em voga, a prática regular de atividades esportivas aparece como uma ótima opção e um estilo de vida por trazer inúmeros benefícios e privilégios para a saúde física e mental das pessoas em seu cotidiano. Dentre os exercícios mais comuns e procurados pelos brasileiros estão a dança, natação, musculação, corrida, artes marciais e, para que elas possam acontecer, é necessário um local adequado e que siga uma série de normas e cuidados em conformidade com as especificações de cada modalidade.

Em vista disso e com uma história de longa data de experiências na área da arquitetura esportiva, a Effect Arquitetura listou critérios importantes para a concepção dos projetos de arquitetura esportiva.

A importância dos espaços esportivos

Espaços como arenas, estádios, quadras, pistas, ginásios e até centros esportivos de treinamento ou iniciação esportiva, quando bem planejados, se tornam peças fundamentais no desenvolvimento e incentivo de atividades, além de promover o convívio social ao estabelecer o uso comum para um grande número de pessoas. Entretanto vai mais além, pois cada esporte demanda elementos específicos e devem proporcionar conforto e segurança ao longo de sua edificação.

Para Erick Tonin e Celso Grionsócios à frente da Effect, os projetos esportivos já nascem em uma escala de projetos maior que os residenciais, uma vez que é fundamental pensar na área em que serão implantados, ademais os equipamentos e seus apoios, terreno, tipo de solo, relevo, insolação e muitos outros fatores que influenciarão no projeto e nos custos de implantação.

Muitas vezes por se tratarem de esportes de alto rendimento, o projeto correto, seguindo normas e garantindo a qualidade de execução de uma quadra ou campo, pista ou piscina, pode ser a diferença em fazer um gol, um ponto ou bater um recorde mundial. Estes equipamentos demandam atenção especial para sua qualidade, pois influenciam diretamente no desempenho dos atletas”, evidenciam os sócios.

Pista de atletismo

Presente em grandes competições, como os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial da modalidade, o atletismo pode ser dividido em três grupos: corridas, saltos e arremessos. Pelo prestígio e diversidade esportiva, é importante que a pista de atletismo, local onde as atividades acontecem, esteja bem conservada e em bom estado de uso, de maneira a garantir a segurança dos atletas e a precisão dos resultados.

É o que Celso Grion garantiu quando participou da elaboração da proposta e da construção do primeiro Centro Nacional de Excelência Esportiva, em Bragança Paulista, onde atualmente se encontra a sede da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Celso enfatiza que a pista de atletismo possui características muito específicas, como:

·        Demanda por uma área grande para sua implantação, de aproximadamente 10.000 m²;

·        Medidas precisas em um circuito fechado de 400 metros, divididos em duas retas e curvas semi circulares com raio de 36,5 metros;

·        Acessórios: devem ser instalados equipamentos como barreiras e obstáculos para corridas, além de caixas para saltos.

Sua base precisa ser executada com precisão ímpar, a fim de garantir tanto o suporte da pista como, também, a sua drenagem para dias de chuva. Seu acabamento é feito com material emborrachado, certificado pela Federação Internacional de Atletismo – World Athletics, garantindo uniformidade e homogeneidade para que recordes sejam batidos e validados”, completa.

As piscinas são um dos equipamentos esportivos que mais evoluíram nos últimos anos e, apesar da natação estar na vida de muitos brasileiros, a prática profissional ainda carece de espaços localizados. Para planejar uma piscina para treinos de alto rendimento, Celso afirma que é primordial levar em consideração os seguintes aspectos:

·        Piscina com dimensões adequadas para treinos profissionais: tamanho de 50 m x 25 m com 10 raias para treinamento olímpico e 25 m x 25 m, com as mesmas 10 raias, para treinamento semiolímpico;

·        Profundidade pode variar entre 2,4 m e 3 m;

·        Sistema de aquecimento e resfriamento da água para manter a temperatura ideal para os treinos e garantir a recuperação muscular adequada após os exercícios;

·        A piscina deve contar com equipamentos de treino, como blocos de partida, raias, cronômetros, bandeiras, entre outros.

Com orgulho de contribuir para o esporte, a Effect Arquitetura participou da remontagem da piscina olímpica, legado dos Jogos do Rio 2016, e criação da Arena Aquática Salvador na Bahia. O equipamento foi doado para a capital Salvador e permitiu o treinamento de alto rendimento com foco em competições nacionais e internacionais.