Início » Michael J. Fox sofre com desequilíbrios devido ao Parkinson. Especialista explica tratamentos para a condição
Saúde

Michael J. Fox sofre com desequilíbrios devido ao Parkinson. Especialista explica tratamentos para a condição

De acordo com o neurocirurgião, Dr. Bruno Burjaili, a fisioterapia neurológica pode ser a melhor opção para tratar a falta de equilíbrio decorrente do parkinson

Recentemente, o ator Michael J.Fox, astro de “De Volta para o Futuro”, de 61 anos, gerou comoção ao contar detalhes de sua batalha contra a doença de Parkinson em entrevista à Variety, que já dura mais de 30 anos.

Eu quebrei esse ombro, mandei substituí-lo. Eu quebrei esse cotovelo. Quebrei essa mão. Tive uma infecção que quase me custou esse dedo. Quebrei a cara. Eu quebrei esse úmero“.

Meu problema é que eu caio. Eu tropeço nas coisas, caio e quebro as coisas. E isso faz parte de ter isso […] Tenho assessores ao meu redor um bom tempo para o caso de eu cair, e essa falta de privacidade é difícil de lidar

Já se passaram 30 anos; não somos muitos que temos essa doença há 30 anos” Disse o ator.

Tratamentos para melhorar o equilíbrio de pacientes com Parkinson

A falta de equilíbrio é um sintoma marcante do Parkinson, no entanto, existem intervenções que podem ajudar a melhorar bastante a qualidade de vida do paciente, como explica o neurocirurgião especialista em Parkinson, Dr. Bruno Burjaili.

O marca-passo cerebral para o tratamento do Parkinson pode ajudar em diversos sintomas, como tremor, rigidez, lentidão, inclusive alguns aspectos da caminhada. Porém, é preciso muito cuidado na indicação em relação ao equilíbrio. Se o motivo de o paciente não caminhar bem são a lentidão e rigidez dos movimentos, principalmente quando essas dificuldades melhoram ao se usar o remédio, a cirurgia poderia, sim, ser útil, mas não são todas as dificuldades de caminhada, como aquelas relacionadas ao equilíbrio, que ela consegue atenuar”.

Quase sempre o melhor tratamento para melhorar o equilíbrio é a fisioterapia neurológica, ou seja, com um profissional capacitado especificamente nessa área. Muitas pessoas que nos procuram para cirurgia acabam sendo encaminhadas para essa possibilidade, sendo ou não bons candidatos a utilizar o marca-passo cerebral” Explica o Dr. Bruno Burjaili.

Sobre o Dr. Bruno Burjaili

Neurocirurgião especializado no tratamento de doenças da cabeça, nervos e coluna vertebral, com experiência em doença de Parkinson, tremores, distonia, dores crônicas, fibromialgia e tremor essencial, atuou na revisão da versão emportuguês do livro “Microneurocirurgia – Dicas e Conceitos” em 2016.


Sugestão de pauta(Press Release) / Comunicado de imprensa – Obrigado por publicar 

Créditos – Foto: Divulgação / MF Press Global