Início » Igarapé do Mindu tem leito revitalizado pela Prefeitura de Manaus
Meio Ambiente

Igarapé do Mindu tem leito revitalizado pela Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), prossegue com o projeto de revitalização do leito do igarapé do Mindu. Em vistoria, na manhã desta terça-feira, 8/8, o corpo técnico da pasta esteve nas etapas do Parque Linear 1 e no Goiabinha, uma ramificação da nascente do Mindu. 

O projeto é financiado pelo Ministério das Cidades, do governo federal, com aporte repassado pela Caixa Econômica Federal. Na tarde da última segunda-feira, 7, o secretário de Obras, Renato Junior, se reuniu com colaboradores do banco para discutir o orçamento do projeto e as formas de viabilidade da obra. 

“É uma medida necessária para darmos celeridade a esse importante projeto da gestão do prefeito David Almeida. O Mindu é um igarapé histórico de Manaus e está recebendo um olhar diferenciado, com obras de infraestrutura, deste financiamento pela Caixa Econômica Federal”, afirmou Renato Junior. 

O projeto chega há mais de uma década de execução e é intensificado pela atual gestão. “O prefeito David Almeida dá continuidade a esse trabalho. Vamos implantar novos gabiões no entorno do leito do igarapé e trazer melhorias, principalmente para a saúde pública”, acrescentou o secretário de Obras. 

Algumas etapas do projeto foram concluídas, como a obra da avenida Nathan Xavier, entregue em 2015, e o Parque Linear 2, em 2020. O Parque Linear 1 e o Goiabinha estão em execução.

O corpo técnico da Seminf vistoriou ainda a galeria da avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. 

“O igarapé do Mindu vem desde a sua nascente no bairro Cidade de Deus e passa por baixo da avenida Autaz Mirim. Estamos aqui nesse ponto, realizando a visita para alterar esse projeto e deixá-lo adequado, de forma que atenda às necessidades da população e melhore a fluidez na avenida”, explicou o secretário de Obras.

“O prefeito David Almeida otimiza recursos para que possamos entregar para a cidade de Manaus aquilo que a população anseia, não queremos fazer uma obra comum, e sim uma obra para durar 30, 50 anos, e é desta forma que trabalhamos todos os dias”, completou Renato. 

No entorno do igarapé do Goiabinha serão instalados alambrados para preservar a área verde e evitar apropriações irregulares. 

A ação é coordenada pela Unidade Executora do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus (UEP-Seminf), que trabalha na recuperação das áreas do igarapé do Mindu e realiza desapropriações de construções irregulares no entorno.