Início » Ônibus da Mulher: unidade móvel da Sejusc vai à zona norte e supera 6 mil atendimentos
Saúde

Ônibus da Mulher: unidade móvel da Sejusc vai à zona norte e supera 6 mil atendimentos

FOTOS: Lincoln Ferreira/Sejusc

Serviço atende mais de 200 mulheres e idosos no bairro Cidade Nova 2 e segue para zona rural

Unidade móvel de atendimento ao público feminino do Governo do Amazonas, o Ônibus da Mulher ultrapassou a marca de 6 mil atendimentos realizados desde 2019. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) na manhã desta terça-feira (13/06) em ação promovida no bairro Cidade Nova 2, Núcleo 15, zona norte de Manaus.

O ônibus prestou mais de 200 atendimentos à comunidade, com o apoio de parceiros públicos e privados. Dentre os serviços, houve atendimentos psicossociais, jurídicos e de saúde; emissão de documentos e carteiras de identificação para Pessoas com Deficiência (PcD) e autistas (Ciptea); cadastro em programas governamentais; e ações de embelezamento feminino e massoterapia.

A atividade foi coordenada pela Secretaria Executiva de Política para Mulheres (SEPM) da Sejusc. Do total de atendimentos do Ônibus da Mulher, mais de 2,3 mil foram apenas em 2022. Antes de chegar à zona norte, a rota da unidade móvel passou pela zona sul de Manaus, na semana passada, e se prepara para seguir viagem a locais mais distantes, na zona rural.

“Por orientação do governador Wilson Lima e da nossa secretária Jussara Pedrosa, o próximo passo é levar os nossos serviços até a zona rural porque sabemos que as mulheres que vivem nessas localidades podem ter dificuldades no deslocamento até a cidade”, declarou a titular da SEPM, Maricília Costa.

Demandas jurídicas lideram

De acordo com a secretária, os serviços mais procurados no Ônibus da Mulher são os atendimentos jurídicos e os psicossociais, principalmente envolvendo casos de violência doméstica. “Nós orientamos as mulheres sobre os benefícios governamentais a que elas têm direito e tiramos muitas dúvidas sobre demandas jurídicas”, ressaltou.

Mãe solo de duas crianças, a dona de casa Josi Lopes, de 28 anos, foi uma das primeiras mulheres atendidas pela equipe jurídica do Ônibus da Mulher. Ela comemorou o fato de não ter precisado ir longe de casa para receber orientações e encaminhamentos sobre como pleitear o pagamento de pensão alimentícia para os filhos.

“O atendimento foi ótimo. Consegui saber informações que eu não sabia, como, por exemplo, entrar com uma ação contra o pai dos meus filhos na Defensora Pública. Eu já tinha tentado muito antes, mas hoje consegui, graças a Deus, e não precisei sair para longe de onde eu moro”, disse a dona de casa.

Crédito para idosos

Dona de um espaço de estética no Núcleo 15, Creuzimar Rito, 50 anos, foi ao Ônibus da Mulher tentar uma linha de crédito do programa Idoso Empreendedor, fruto de parceria entre Sejusc e Agência de Fomento do Estado (Afeam). Ela pretende usar o financiamento, que pode variar de R$ 500 a R$ 21 mil, para ampliar o seu negócio.

“O atendimento foi muito bom, esclareceu muitas dúvidas e, se for aprovado, vai me ajudar muito no empreendimento que eu tenho. É um pequeno espaço, mas eu espero que venha a crescer, com coisas boas a partir desse momento”, disse a empreendedora, após se cadastrar no programa.

A manhã de atendimentos da unidade móvel da Sejusc contou com a participação de profissionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), secretarias estadual (Seas) e municipal (Semasc) de Assistência Social, Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Uninorte e Igreja Adventista.

Como solicitar

Além de seguir um roteiro estratégico montado pela Sejusc, o Ônibus da Mulher pode ser solicitado por qualquer organização da sociedade civil, instituição pública ou privada, e prefeituras municipais. O pedido deve ser feito por meio de ofício entregue presencialmente à secretaria ou pelo e-mail sepm@sejusc.am.gov.br.

Com informações da assessoria.