Início » Prefeitura de Manaus apresenta avanços na saúde no primeiro quadrimestre deste ano, em audiência na CMM
Saúde

Prefeitura de Manaus apresenta avanços na saúde no primeiro quadrimestre deste ano, em audiência na CMM

Prefeitura de Manaus apresentou os avanços obtidos na área da saúde, no primeiro quadrimestre deste ano, em audiência pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quinta-feira, 6/7. A reunião voltada aos membros da Comissão de Saúde da casa teve participação da titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, do subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e da diretora de Planejamento do órgão, Vanilce Monteiro.

A secretária Shádia Fraxe destacou o avanço na imunização dentre os resultados positivos alcançados pela gestão municipal no período de janeiro a abril deste ano, e assinalou a importância da prestação de contas da Semsa, que atende legislação federal, visando a transparência na aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e o acompanhamento da Programação Anual de Saúde (PAS).

“É uma prestação de contas necessária, e a gente avalia esse primeiro quadrimestre como muito positivo. O destaque é o aumento na nossa cobertura da atenção básica em saúde na imunização, em relação às metas que precisamos cumprir. Graças a Deus, tivemos nesse período resultados positivos”, assinalou a titular da Semsa.

Conforme o subsecretário Djalma Coelho, a PAS estabelece 15 metas para o primeiro quadrimestre de 2023, muitas delas coincidentes com indicadores do Previne Brasil, visando o reforço da Atenção Primária à Saúde com foco na saúde da mulher, na vacinação e no acompanhamento de pacientes com condições crônicas e com doenças como hanseníase e tuberculose.

“A gente traz metas alcançadas já dentro do primeiro quadrimestre, como resultado do belo trabalho de todos os nossos servidores, e isso nos deixa muito felizes e orgulhosos”, afirma o gestor, acrescentando que a Semsa vem investindo na inteligência de dados como recurso para monitorar indicadores e melhor direcionar as ações da gestão.

“Isso tem trazido ótimos resultados, e o principal e mais conhecido deles são os cinco quadrimestres em que a Semsa apresentou o melhor desempenho no índice no Previne Brasil dentre as capitais brasileiras”.

O presidente da Comissão de Saúde da CMM, vereador Elan Alencar, qualificou a apresentação feita pela Semsa Manaus de forma positiva, ressaltando a evolução do trabalho realizado pela secretaria, tanto nos avanços já obtidos quanto nas realizações próximas, como a contratação de novos profissionais de saúde e a revitalização e ampliação de unidades da rede municipal de saúde.

“Manaus figura pelo quinto quadrimestre seguido como número um em Saúde Básica dentre as capitais do Brasil, isso é importante”, afirmou. “Pudemos observar tudo o que foi apresentado aqui com bons olhos e a esperança de dias melhores para a saúde básica de Manaus”.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário