Início » Parintins 2023: ações de inclusão e direitos humanos no festival consolidam atuação do Governo do Amazonas
cultura

Parintins 2023: ações de inclusão e direitos humanos no festival consolidam atuação do Governo do Amazonas

FOTOS: Lincoln Ferreira / Sejusc

Grandes eventos promovidos pelo Estado estão tendo as ações reforçadas 

Para garantir uma festa mais inclusiva e segura, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu uma série de ações para o combate às violações de direitos humanos no 56º Festival Folclórico de Parintins. O trabalho destaca a preocupação do executivo estadual em promover grandes eventos alinhando as forças de segurança e as equipes de assistência. 

A campanha “Boi-bumbá para todos” garantiu que, desde o dia 26 de junho, 40 técnicos da Sejusc se dividissem na Ilha Tupinambarana para informar os visitantes e a população local sobre os direitos, deveres e canais de denúncias em casos de violações de direitos humanos. 

Ao todo, mais de 35 mil peças de material gráfico foram distribuídas durante esse período. As abordagens focaram em prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes, a violência contra as mulheres e contra a população LGBTQIAPN+. 

As ações foram realizadas nas ruas de Parintins. Segundo a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, a equipe atuou em frentes alternadas. “Nas ruas, nós temos o dever de informar os brincantes e a população sobre o que fazer e o que não é aceitável. Temos reforçado essas ações em todos os grandes eventos promovidos pelo Estado e assim vamos trabalhando de forma alinhada às forças de segurança”, lembrou. 

Este ano, a atuação em Parintins foi realizada nos moldes do que foi feito em fevereiro, durante o Carnaval na Floresta, em Manaus, em que as equipes atuaram tanto no evento principal, como nas adjacências e festas privadas para informar e prevenir violências.

Dia do Orgulho 

Em parceria com os bumbás Caprichoso e Garantido, a Sejusc promoveu uma ação em alusão ao dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A bandeira do arco-íris foi hasteada nos currais, na terça-feira (27/06) que antecedeu o início do festival e seguiu hasteada até  a segunda-feira (03/07). A ação foi uma forma de destacar a causa e dar visibilidade ao dia, que é celebrado sempre na semana do festival. 

Para a ação, as cores das bandeiras foram alteradas em respeito à rivalidade entre os bumbás, onde, no boi Caprichoso, a cor vermelha foi substituída pela cor coral, e no Garantido, a cor azul foi substituída pela cor lilás.

Espaço acessível 

Durante as três noites do festival, foram 90 pessoas com deficiência (PcDs) atendidas, com direito a um acompanhante, no espaço acessível aberto em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

O local sofreu intervenções para melhorar a experiência dos usuários.  “Este ano, nós fomos mais rígidos em relação a presença de público externo. Reforçamos a equipe de segurança e não tivemos problemas quanto ao acesso. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura melhorou o espaço, garantindo que os PcDs ficassem com uma visão melhor, se comparada com os outros anos”, afirmou Jussara Pedrosa. 

Crianças e adolescentes 

Para reforçar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, este ano, o Governo do Amazonas, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), capacitou 200 profissionais, de todos os órgãos, para atuarem no evento. A estratégia garantiu que eles atuassem como multiplicadores para as equipes e levassem adiante as informações sobre o combate. 

Além disso, em parceria com Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), e membros das associações dos Tricicleiros de Parintins (ATPIN) e de Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), cerca de 200 tricicleiros aderiram ao selo da campanha nacional “Faça Bonito”. 

Os veículos típicos da ilha rodaram a cidade levando uma placa com a mensagem: “Seja como os tricicleiros: Faça Bonito. Aqui, a exploração sexual de crianças e adolescentes não tem vez!”. A estratégia era informar a população sobre os canais de denúncia e inibir casos de exploração sexual. 

Acesso ao Bumbódromo 

Para fazer cumprir a Portaria Conjunta nº 07/2018, da 2ª Vara da Comarca de Parintins, na Festa dos Visitantes e nos dias de apresentação no Bumbódromo, a Sejusc atuou fiscalizando a entrada de crianças e adolescentes no local. 

O objetivo foi identificar e conter a presença de menores de 10 anos na área da galera dos bois. Ao todo, foram identificadas e encaminhadas para o Conselho Tutelar de Parintins mais de 20 casos de crianças que não poderiam adentrar a área. 

Com isso, a equipe garantiu que a decisão fosse cumprida e evitou ocorrências envolvendo crianças menores de 10 anos. A equipe também atuou na identificação, por meio de crachás, dos maiores de 10 anos que puderam acessar a área pública do Bumbódromo. 

Com informações da assessoria.