Início » Projeto Sefaz em Ação inicia atividades em Tefé
Economia

Projeto Sefaz em Ação inicia atividades em Tefé

FOTOS: Divulgação/Sefaz-AM

Entre os dias 18 a 21 de julho, os representantes da Secretaria da Fazenda estarão no município promovendo uma série de atividades

Lançado em março de 2023, o projeto Sefaz em Ação chega ao município de Tefé (distante 523 quilômetros da capital) na próxima semana. Entre os dias 18 a 21 de julho, os representantes da Secretaria da Fazenda estarão no município promovendo uma série de atividades direcionadas a empresários, produtores rurais e à população em geral.

Entre as ações do projeto, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz – AM), está o ciclo de palestras, que será realizado no dia 20/07, no auditório da Escola de Educação Profissional José Márcio Ayres. Temas voltados à Educação Fiscal, Ouvidoria Fazendária, e ao empreendedorismo estão entre os assuntos debatidos.

Um dos objetivos do Sefaz em Ação, segundo a chefe da Ouvidoria Fazendária, Ellen Patrícia Costa, é conscientizar a sociedade sobre os canais de contato do público por meio da Ouvidoria.

“É importante ressaltar os meios mais eficientes de registrar reclamações, sugestões, solicitações de informação e elogios aos setores e serviços fazendários, e quem ganha é toda a sociedade. Temos enfatizado muito isso nesses encontros”, disse a chefe da Ouvidoria.

Cunho educativo

Para o gerente de Arrecadação das Unidades Descentralizadas (Gard), Joel Brito Moura, o projeto é importante para o empresariado, empreendedores e sociedade em geral.

“As atividades desenvolvidas têm cunho pedagógico. Essa ação leva uma série de palestras ao interior, explicando a importância dos tributos e como isso contribui para o bem social, assim como uma gama de serviços ofertados pela Secretaria. Esse trabalho de interiorização das atividades fazendárias, é extremamente importante”, pontuou Joel.

Já o representante do Núcleo de Educação Fiscal da Sefaz, Neiraldo Dixo, falou sobre a importância do projeto na formação de consciência fiscal: “A Campanha Nota Fiscal Amazonense, bem como a Nota Fiscal Avulsa serão detalhadas para todos os presentes, a fim de que entendam que são ferramentas de exercício da cidadania, nas diversas formas de combater a sonegação fiscal, além de promover o controle social”, explicou.

O projeto

Iniciado em março de 2023, o projeto Sefaz em Ação foi planejado para percorrer, inicialmente, 18 municípios do interior do Amazonas.

O mesmo foi formatado tendo por base manifestações que chegaram até a Secretaria de Fazenda do Amazonas por meio dos canais de comunicação da Ouvidoria Fazendária.

O Sefaz em Ação já percorreu os municípios de Tabatinga, Boca do Acre, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira.

Com informações da assessoria