Início » Palestras do Idam capacitam membros da associação de produtores Rede Tucumã
Agro

Palestras do Idam capacitam membros da associação de produtores Rede Tucumã

FOTOS: Ártemis Cunha/Idam

Objetivo é regularizar associação e capacitar associados para que tenham acesso a políticas públicas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas reuniu representantes da Associação de Produtores Rede Tucumã, nesta segunda-feira (15/05), para uma palestra sobre associativismo, abordando temas como princípios do associativismo, estatuto e ata de fundação, e gestão organizacional. O objetivo é capacitar os associados e preparar a associação para que volte à regularidade e continue a se desenvolver.

Segundo Bruna Maia, gerente de Apoio à Organização de Produtores do Idam (Georp) esta palestra teve o objetivo de levar conhecimento e capacitação técnica.

“Já havíamos visitado a associação duas vezes para acompanhamento e realização de diagnóstico e observamos que a organização estava com o CNPJ inédito e com dívidas não sanadas com a receita federal, bem como outras questões de regularização que estava impedindo os membros associados de terem acesso a políticas públicas”, ressaltou Bruna.

A Palestra foi realizada no auditório da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e abordou temas como: princípios do associativismo, como constituir associação, estatuto e ata de fundação, CNPJ, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e noções de gestão.

Entre os participantes da ação estava Raimundo Meireles, presidente da associação Rede Tucumã. Conforme ele, a associação foi fundada com o intuito de desenvolver a produção e o comércio de produtos orgânicos na margem esquerda do Rio Negro.

“O trabalho do Idam tem trazido muitas coisas importantes para nós, como esta capacitação de lideranças, para que possamos desenvolver trabalhos melhores”, afirmou.

Com um quadro de associados capacitado e a regularização em dia, a Rede Tucumã voltará a se beneficiar de programas e chamadas públicas, como o Fundo de Promoção Social (FPS), entre outros.