Início » INPA tem novo diretor
Amazonas Destaque

INPA tem novo diretor

O professor da Ufam, Henrique Pereira, assumiu o cargo. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (16)


O novo diretor-geral do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) é Henrique dos Santos Pereira, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A nomeação foi oficializada por portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16), com um mandato de quatro anos. Henrique Pereira, graduado em Agronomia pela Ufam, com mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Inpa e doutorado em Ecologia pela Pennsylvania State University, substituirá Antônia Ramos Pereira, indicada durante a gestão de Jair Bolsonaro.

Antes mesmo da nomeação, Henrique Pereira era visto como favorito pela comunidade científica. A seleção ocorreu após uma análise rigorosa de currículos e propostas, apresentadas em agosto aos colaboradores do Inpa. O professor foi escolhido entre os candidatos Carlos Cleomir de Souza Pinheiro e Bruce Forsberg, apresentados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em agosto deste ano, Henrique Pereira recebeu solidariedade da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que repudiou uma suposta “campanha difamatória” contra o pesquisador. Um grupo de pesquisadores contestou sua candidatura, alegando que ele apresentou estudos durante a primeira onda de Covid-19, negando o segundo pico e prevendo que Manaus seria a primeira cidade a superar a pandemia. O estudo foi registrado no Boletim Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Atlas Amazonas (ODS Atlas Amazonas) em maio de 2020, mas foi confrontado por oito pesquisadores de seis instituições brasileiras