Início » Paraguai e Uruguai pressionam o Mercosul sobre a Venezuela
Política

Paraguai e Uruguai pressionam o Mercosul sobre a Venezuela

O 1º discurso em que se cobrou um posicionamento em prol da democracia na Venezuela foi realizado por Benítez.

Durante a 62ª cúpula de chefes de Estado do Mercosul, realizada em Puerto Iguazú, Argentina, os presidentes do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e do Uruguai, Lacalle Pou, exigiram uma posição do bloco em relação à Venezuela. As declarações ocorreram nesta terça-feira (4 de julho de 2023).

O 1º discurso em que se cobrou um posicionamento em prol da democracia na Venezuela foi realizado por Benítez. O líder paraguaio criticou a inabilitação política de María Corina Machado, a qual liderava a oposição ao atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para as eleições de 2024. A fala foi apoiada por Lacalle Pou.

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, 60 anos, comanda um regime autocrático e sem garantias de liberdades fundamentais. Mantém, por exemplo, pessoas presas pelo que considera “crimes políticos”. Há também restrições descritas em relatórios da OEA (sobre a “nomeação ilegítima” do Conselho Nacional Eleitoral por uma Assembleia Nacional ilegítima) e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (de outubro de 2022, de novembro de 2022 e de março de 2023). Eis o que declararam os líderes sul-americanos na 62ª cúpula do Mercosul: Mario Abdo Benítez – “Sabemos…

De Poder360.