Início » Aprovada PL de Eduardo Braga que beneficia verba na merenda escolar nos municípios mais pobres
Política

Aprovada PL de Eduardo Braga que beneficia verba na merenda escolar nos municípios mais pobres

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aprovou nesta terça-feira (9), o projeto que visa o cálculo do valor per capita da merenda escolar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O PL busca determinar que o valor considere a situação socioeconômica local e capacidade de financiamento das prefeituras e dos governos estaduais e distrital.

O projeto de autoria do senador Eduardo Braga, altera a lei do PNAE, lei 11.947, de 2009, que trata da alimentação escolar na educação básica. Determina que sejam considerados valores diferenciados por etapas e modalidades de ensino, assim como por redes escolares. E também por indicadores de desenvolvimento socioeconômico local e a capacidade financeira de cada prefeitura e governo estadual.

Para Braga, o repasse de valor padrão por aluno, diferenciado apenas por modalidade. Não considera as particularidades de cada cidade e região. 

“É uma falha grave tratar homogeneamente municípios desiguais, pois isso implica prejudicar os estudantes dos municípios mais pobres, que são os alunos para os quais a merenda escolar traz maior impacto em termos de segurança alimentar”, ressalta. 

De Portal do Alex Braga.