Início » Lula critica condições da UE para acordo com o Mercosul e prepara resposta na Cúpula
Política

Lula critica condições da UE para acordo com o Mercosul e prepara resposta na Cúpula

Lula critica as condições da UE para o acordo com o Mercosul e busca solução na Cúpula. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considerou “inaceitável” a carta com condições da União Europeia para o acordo econômico e destacou a importância de discutir os termos.

Durante sua live semanal, Lula afirmou que o Mercosul não aceita imposições e busca encontrar um consenso que beneficie todas as partes envolvidas. Na Cúpula do Mercosul, Lula pretende apresentar uma proposta de acordo para a União Europeia. O impasse nas negociações ainda não foi solucionado, mas o presidente espera finalizar o acordo até o final do ano.

— Para todos eles eu disse que a carta era inaceitável. Tal como ela foi escrita ela era inaceitável e é inaceitável. Porque você não pode imaginar que um parceiro comercial seu pode te impor condições […] Acontece que os países ricos não cumprem nenhum dos acordos. Eles não cumpriram o protocolo de Kyoto, não cumpriram as decisões de Copenhague, do Rio 2002 e não vão cumprir o Acordo de Paris.

Lula deu as declarações durante a quarta edição da sua live “Conversa com o Presidente“. Pensado para tentar engajar apoiadores do governo nas redes sociais, o programa tem sido transmitido todas as terças-feiras, pela manhã, do Palácio da Alvorada. Além das suas próprias páginas na rede social, Lula tem usado também a página nas redes sociais da TV Brasil, empresa pública de televisão, que é destinada para divulgar ações do governo.

Na live, o presidente afirmou que o Mercosul quer discutir o acordo, mas que não aceitariam “um parceiro estratégico colocando espada na cabeça de outro”.

— Nós queremos discutir o acordo, mas não queremos imposição para cima de nós. É um acordo de companheiros, de parceiros estratégicos. Então nada de uma parceiro estratégico colocar espada na cabeça do outro. Vamos sentar, tirar nossas diferenças e ver o que é bom para os europeus, o que é bom para os latino americanos, o que é bom para o Mercosul e o que é bom para o Brasil.

De O Globo.