Início » ‘Setembro Amarelo’: Vereador Peixoto destaca importância da campanha
Política

‘Setembro Amarelo’: Vereador Peixoto destaca importância da campanha

O parlamentar alertou sobre a necessidade de ações para debater e colocar o assunto em pauta

O mês de setembro é tradicionalmente dedicado a conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. A campanha “Setembro Amarelo” acontece em todo o país e aqui em Manaus, o vereador Peixoto (Agir) chama a atenção para a importância de colocar o assunto em destaque, acreditando na popularização do tema como forma de combater a problemática. 

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. No ano passado mais de 16 mil casos foram contabilizados, o que dá uma média de 44 por dia. Os números impressionam e o parlamentar alerta para a necessidade de apoio.

“Está mais que provado que precisamos discutir o assunto, colocar em destaque na mídia e, principalmente, informar o que fazer e onde procurar ajuda. O suicídio está ligado diretamente a doenças emocionais e a transtornos mentais, por isso é tão importante preciso falar sobre esses assuntos para mostrar que quem passa por isso não está só e necessita de ajuda e precisar de ajuda não é sinal de fraqueza”, afirmou o vereador.

Em Manaus, a Ponte Jornalista Phelippe Daou, na zona Oeste da capital é constantemente cenário de tragédias relacionadas ao suicídio. Peixoto lembra que já solicitou, durante sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ajuda dos colegas parlamentares para uma indicação coletiva destinada ao Governo do Amazonas e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), para que alguma providência seja realizada no local e assim evitar mais perdas de vida para as doenças de transtorno mental.

“No ano passado, recebi uma mensagem com o pedido de ajuda para a criação de uma lei para evitar o tráfego de pessoas no local e assim evitar esse tipo de ocorrência. Porém, pela estrutura ser de domínio do Estado, transcende o meu direito de legislar, pois ultrapassa o poder municipal”, explicou. 

O vereador também reforça a importância de procurar ajuda ao menor sinal de pensamentos suicidas. “A depressão é uma doença silenciosa, não é fácil de se auto identificar mas ao pensar em atentar contra si mesmo a pessoa necessita externalizar isso. Por mais vergonha que sinta, medos e dúvidas, é importante lembrar que sempre tem alguém que quer te ver bem e que quer te ajudar. Devemos estar vigilantes a todos os sinais”, complementou Peixoto.

Setembro Amarelo – A campanha Setembro Amarelo surgiu nos Estados Unidos, em 1994, quando a família de um jovem suicida distribuiu, em seu velório, cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que estivessem enfrentando problemas emocionais. O amarelo fazia alusão à cor de um carro que o jovem tinha. 

Por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Centro de Valorização da Vida (CVV), em 2014 a campanha chegou ao Brasil.  A intenção principal é informar que o suicídio pode ser evitado e de que maneira isso pode ser feito, enfatizando os cuidados com a saúde mental.