Início » Unidade Móvel de Saúde da Mulher inicia atendimentos na zona norte de Manaus
Manaus

Unidade Móvel de Saúde da Mulher inicia atendimentos na zona norte de Manaus

A população feminina que reside na zona Norte da cidade iniciou, nesta terça-feira, 25/7, a busca pelos serviços da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, que está instalada na área externa do shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, no bairro Cidade de Deus. Além desta, outras duas unidades começam sua programação nesta quarta-feira, 26/7, nas zonas Oeste e Leste, no horário das 7h às 17h.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a estrutura móvel da zona Norte permanecerá na área do centro de compras pelo período inicial de duas semanas. Após este período, assim como as demais UBSs móveis, percorrerá outras localidades daquela zona geográfica para reforçar as ações de saúde às mulheres.

A unidade integra o serviço móvel de saúde da mulher, composto por três unidades móveis, que, além de equipamentos, contam com uma equipe especializada para ampliar o acesso das mulheres aos serviços de prevenção e assistência à saúde, principalmente em áreas de vazios assistenciais.

“Essas unidades móveis terão um impacto muito positivo na qualidade de vida das mulheres, que vão ter mais facilidade para fazer exames, consultas, ter acesso a medicamentos e outros serviços de saúde que são fundamentais para que se cuidem e evitem a evolução de doenças que arriscam a vida delas e consequentemente, comprometem suas famílias. É uma estratégia que vai fortalecer a atenção primária e nos dará muitas alegrias”, acentua a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

Serviços

Em sua carteira de serviços, a unidade móvel oferta consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, mamografia, ultrassonografia, além de coleta e exame preventivo do câncer do colo do útero. Testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tuberculose, planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos também fazem parte dos atendimentos ofertados pelas unidades móveis de saúde.

A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher do Distrito de Saúde Norte, Soriane de Souza Cruz, explicou que no primeiro dia de funcionamento da unidade posicionada no shopping Phelippe Daou, as ultrassonografias e consultas com o médico clínico geral foram os serviços mais procurados.