Início » Em congresso nacional, Prefeitura de Manaus relata experiência da Semsa no acompanhamento de imunizações
Manaus

Em congresso nacional, Prefeitura de Manaus relata experiência da Semsa no acompanhamento de imunizações

A Prefeitura de Manaus vai apresentar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no desenvolvimento de ferramentas para acompanhamento e controle do processo de imunização contra a Covid-19 no congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece até quarta-feira, 19/7, em Goiânia (GO). Atualmente, em sua 37ª edição, o evento é o maior do país com foco na saúde pública.

Prefeitura de Manaus vai apresentar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no desenvolvimento de ferramentas para acompanhamento e controle do processo de imunização contra a Covid-19 no congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece até quarta-feira, 19/7, em Goiânia (GO). Atualmente, em sua 37ª edição, o evento é o maior do país com foco na saúde pública.

A apresentação será na tarde desta terça-feira, 18/7, como parte da oficina nacional do projeto ImunizaSUS, que reúne 450 estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais. Na programação, a Semsa vai relatar a experiência de desenvolvimento e implementação, durante a pandemia, de ferramentas de tecnologia que viriam a compor o atual Sistema Municipal de Vacinação (SMV).

“Esse foi um trabalho essencial realizado pelas equipes da Semsa, que nos permitiu fazer o registro de doses aplicadas e, com base nesses dados, gerenciar o processo de imunização da forma mais adequada”, relembra a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que está na capital goiana participando do evento.

A titular da Semsa Manaus pontua o esforço conjunto de profissionais da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) e da Gerência de Imunização no trabalho, e comemora o compartilhamento da iniciativa com secretarias e profissionais de saúde de municípios de todo o país.

“Tivemos uma experiência bem-sucedida num momento delicado para a saúde no Brasil e no mundo, e ficamos felizes de ter esse trabalho reconhecido, ao lado de tantos outros que contribuem para fortalecer a imunização da população”, declara a secretária.

Experiência vencedora

A apresentação no Congresso Conasems será feita pelo analista de sistemas do DTI, Rogério Carminé, que também elaborou e apresentou o trabalho na 1ª Mostra ImunizaSUS, dentro da 4ª Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, no final de abril. O trabalho da Semsa Manaus foi eleito a Melhor Experiência da Região de Saúde de Manaus, Entorno e Alto Rio Negro, garantindo a participação no evento nacional em Goiânia.

Rogério se diz empolgado não só pela oportunidade de mostrar o trabalho realizado pela gestão municipal na área da saúde como ainda de conhecer iniciativas de outras cidades e compartilhar experiências.

“Essa troca de ideias é legal, porque a gente conhece o processo de imunização nos outros municípios, consegue alinhar com nossa equipe esses processos e criar novas soluções”, assinala o servidor, apontando que ideais simples de tecnologia em outros trabalhos podem levar a soluções que poderiam ser aplicadas em Manaus e outros municípios.

O analista de sistemas acompanhou as primeiras apresentações no evento do ImunizaSUS e pontuou a interdisciplinaridade como marca evidente no desenvolvimento de estratégias de reforço da imunização no âmbito da saúde pública.

“As soluções não são feitas apenas por uma equipe, às vezes são várias trabalhando para criar uma solução. Tem a equipe da imunização, mas também da administração, da logística, da tecnologia da informação, todas colaborando como um todo”, destacou.

Para Rogério, o incentivo à participação de profissionais de diferentes áreas em eventos como o da Conasems pode também ser um incentivo para a inovação na criação de estratégias para a gestão da saúde pública.

“Assim como eu estou tendo oportunidade de participar desse processo de troca de experiências, com um olhar mais voltado para a tecnologia, seria ótimo incentivar outras pessoas, com outros olhares, para criarmos soluções que façam a diferença na vida das pessoas”, diz.

Evento

O 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde iniciou no domingo, 16/7, no Centro de Convenções Goiânia, trazendo como tema “O SUS que falta no Brasil”. A edição destaca os avanços alcançados em mais de 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), da redução da mortalidade infantil e do tratamento da Aids ao enfrentamento de pandemias como a da Covid-19.

Além da oficina nacional do projeto ImunizaSUS, o encontro terá na programação a mostra “Brasil, aqui tem SUS”, reunindo 500 experiências exitosas na oferta dos serviços de saúde em todo o território nacional, com a seleção dos melhores trabalhos. A premiação vai ser realizada na terça-feira, 18/7.

A programação abrange ainda a Feira SUS, além de painéis técnicos dispostos em uma mesa central e em mesas-satélites, contemplando diversos aspectos do tema “Integralidade no SUS”.