Início » Em Rio Preto da Eva, Sistema Sepror e Embrapa realizarão o 1º workshop sobre cadeia produtiva da piscicultura
Agro

Em Rio Preto da Eva, Sistema Sepror e Embrapa realizarão o 1º workshop sobre cadeia produtiva da piscicultura

A ação tem objetivo de proporcionar uma troca de conhecimentos, além de criar um elo entre os produtores e os empresários que atuam na atividade

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizarão, na quinta-feira (13/07) e sexta-feira (14/07), em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), o 1º Workshop voltado para o desenvolvimento da cadeia da piscicultura.

Dando continuidade à programação do I Workshop das Cadeias Produtivas Prioritárias no Amazonas, o evento tem por objetivo reunir os elos produtivos da cadeia produtiva da piscicultura e proporcionar um intercâmbio de conhecimentos técnico e gerencial, levantando as demandas e buscando soluções às suas necessidades.

Na quinta (13/07), às 8h, o evento acontecerá no auditório da Embrapa Amazônia Ocidental, situado na Rodovia AM-010, quilômetro 29. E na sexta-feira (14/07), o evento continuará na Fazenda Cantinho do Céu, na Rodovia AM-010, quilômetro 86, rua do Areal.

Na ocasião, haverá uma troca de experiências com a Cooperativa dos Aquicultores do Estado do Amazonas (Coopaquam); frigorífico 3 Rios Pescados; e a Frigopesca.

Além disso, haverá dinâmicas para a promoção de cadeia de valor da piscicultura e uma degustação especial com pratos típicos regionais utilizando o pescado, preparada pelos chefs de cozinha, disponibilizados pela Associação Brasileira de Bares e restaurantes (Abrasel/AM).

Os pesquisadores da Embrapa, Edsandra Chagas, Jony Dairiki, Roger Crescêncio e Fernanda Almeida apresentarão as tecnologias disponíveis e o que está sendo pesquisado, abordando questões como sanidade, nutrição, manejo e sexagem de peixes criados em cativeiro.

Haverá, ainda, a apresentação da Metodologia de Promoção de Cadeia de Valor da Piscicultura pelo Instituto Acariquara, que vai promover a discussão e sistematizará as respostas. Na sexta-feira, será feita visita técnica na sede da Fazenda Cantinho do Céu.

O I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas tem por finalidade o desenvolvimento sustentável de 11 cadeias produtivas prioritárias no Estado. Além desta edição sobre piscicultura, já foram realizados encontros voltados para cadeias da banana, cupuaçu, castanha e abacaxi. As próximas edições do evento irão abordar pecuária sustentável, açaí, citros, guaraná, mandioca e olerícolas.