Início » Pesquisa do ‘AcessoCidades’ aponta fatores positivos do transporte público de Manaus
Manaus

Pesquisa do ‘AcessoCidades’ aponta fatores positivos do transporte público de Manaus

O evento de apresentação dos dados ocorreu no Casarão de Inovação Cassina, no Centro, zona Sul, e foi realizada também uma dinâmica com os participantes. 

Formas de pagamento, atendimento aos usuários e integração temporal são alguns fatores positivos apontados pelos usuários de transporte coletivo de Manaus em pesquisa de campo promovida nesta semana pelo projeto “AcessoCidades”, uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que abrangeu dez cidades do país, incluindo Manaus. Nesta quinta-feira, 13/7, os coordenadores do projeto apresentaram os resultados da pesquisa para representantes da Prefeitura de Manaus, empresários do setor de transportes e membros da sociedade civil organizada.

O evento de apresentação dos dados ocorreu no Casarão de Inovação Cassina, no Centro, zona Sul, e foi realizada também uma dinâmica com os participantes.  Divididos em grupos, eles tiveram que discutir problemas enfrentados no cotidiano do transporte e propostas de soluções que poderiam ser implementadas.

“Este é um diagnóstico que começou ainda no ano passado e estamos, gradativamente, avançando nas informações. O objetivo desta oficina é ouvir parte da sociedade. Tivemos reuniões e entrevistas e, baseado nestes dados, iremos mostrar soluções que eles apresentaram junto à nossa equipe de planejamento” explicou o diretor-presidente do IMMU, Paulo  Henrique Martins.

Ainda segundo o diretor-presidente, um dos maiores desafios enfrentados pelas administrações municipais são os recursos para o setor de transporte. “A Frente Nacional de Prefeitos entende que o município sozinho não consegue arcar os custos do transporte, é preciso encontrar mecanismos para os subsídios do transporte. Associado a isto, acompanhamos que um dos problemas reportados pela população é a segurança no transporte público, por isto, temos implementados proposta para trazer mais segurança nos terminais de integração, por exemplo, assim como implementação das câmeras em ônibus, entre outras medidas”, destacou.

O coordenador do projeto “AcessoCidades”, Cesar Medeiros, explicou o objetivo da pesquisa. “Fizemos também um diagnóstico com dados fornecidos pelo próprio IMMU em que a gente levantou os principais desafios e a equipe técnica vai ajudar, junto com a Prefeitura de Manaus, a apontar melhorias ao transporte”, frisou.

A oficina “Intersetorial e Participativa: Planejando Políticas de Mobilidade mais Equitativas e Sustentáveis” marcou a primeira ação presencial do projeto em Manaus. O foco foi a apresentação do diagnóstico de acessibilidade, levando em consideração questões de classe, raça e gênero, bem como a discussão de possíveis ações para enfrentar os problemas e desigualdades identificados. As ações com base em evidências e nas melhores práticas serão incorporadas no plano de mobilidade urbana.

Fotos – Karol Silva / IMMU