Início » Manaus avança em índice de saneamento e moradores do beco Nonato recebem rede de esgoto e água tratada
Manaus

Manaus avança em índice de saneamento e moradores do beco Nonato recebem rede de esgoto e água tratada

O beco Nonato é a primeira área de palafitas de Manaus a receber água tratada e rede de esgoto. São mais de 900 moradores beneficiados nessa localidade do bairro Cachoeirinha, zona Sul. A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atuou em conjunto com a Águas de Manaus para implantar a melhoria nessa comunidade. 

A gestão municipal avançou em 7% da rede de cobertura sanitária de esgotamento de Manaus, chegando a 26%. E a meta é alcançar 30% até final de 2023.

“É mais um avanço da gestão em relação à infraestrutura da nossa cidade. Ouvimos relatos de que, por aqui, os moradores esperavam há mais de 40 anos por esse progresso”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.

A Seminf, por meio da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), acompanhou a instalação dos 350 metros de tubulações de esgoto, que possui uma estação elevatória, responsável por recolher os dejetos humanos da região e levar até a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro de Educandos (ETE Educandos).

A ação integrada partiu das solicitações dos moradores à UGPM-Água, que acionou a concessionária, coordenou os serviços e constatou as regularidades da obra. O sistema deve, ainda, auxiliar na recuperação do igarapé Mestre Chico.

Gisele Dantas, moradora antiga do beco, explica que, com o sistema implantado, a comunidade deixa de sofrer com problemas de alagação, de odor e de exposição a doenças. “Eu estou muito feliz com o trabalho da prefeitura, por nos ajudar a ter um saneamento básico que a gente nunca teve. Eu nunca tive vontade de sair daqui, e agora que não tenho mesmo. O problema era sério, os dejetos ficavam debaixo da nossa casa, com um odor horrível e as crianças viviam doentes. Nós só temos de agradecer, pois a diferença é grande”.