Início » Educadores da Prefeitura de Manaus participam de formação “Maker” no Icbeu
Destaque

Educadores da Prefeitura de Manaus participam de formação “Maker” no Icbeu

Professores e formadores do Programa Ampliando Horizontes (PAH), ação pedagógica coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta sexta-feira, 3/3, do Workshop Hidráulica Criativa, no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu) Manaus, no Centro da cidade.

O evento teve o objetivo de fazer uma demonstração de uma aula “mão na massa”, aplicando princípios de S.T.E.A.M. (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com itens simples.

O workshop foi promovido pelo Icbeu e contou com temas sobre Educação Maker, que é caracterizada pela união da educação formal com a prática do fazer com as próprias mãos, na qual a aprendizagem é feita, por meio da colaboração e do empoderamento dos próprios alunos.

De acordo com a coordenadora do PAH, Suellen Barros, essa formação é fundamental para aprimorar as práticas pedagógicas, voltadas ao ensino de línguas, na rede municipal de ensino.

“Estamos participando do workshop e essa formação é de suma importância, porque traz alguns conceitos da Educação Maker. Além da prática do “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”, são ideias inovadoras e construtivistas para a gente implementar no ensino de línguas e está sendo muito significativo”, ressaltou Suellen.

A formação faz parte do projeto Maker Box “A caixa que transforma”, realizado em parceria entre Prefeitura de Manaus e o instituto, iniciativa que disponibiliza material didático gratuito, físico e digital, desenvolvido por especialistas em inovação educacional, para apoiar o professor e estimular a cultura do fazer, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC),

“A ideia hoje foi direcionada para a rede pública e o Icbeu Manaus trabalha isso com parceiros, para introduzir todo esse trabalho desenvolvido por especialistas. Essa formação faz parte do Maker Box, que ajuda professores na cultura da Educação Maker e é possível conferir todo material pelo link www.makerbox.org.br“, explicou a supervisora de Tecnologia Educacional do Icbeu Manaus, Claudia Malheiros.

Entre os participantes, estava a professora e formadora do PAH, Gretta Sicsu. “Estou achando essa experiência muito maravilhosa. Ficamos muito felizes em participar dessa formação. Aprendemos novos conteúdos para apresentar aos participantes do PAH”, finalizou a educadora.

Programa

O PAH visa oportunizar a valorização e qualificação profissional de servidores da Semed, assim como dos dependentes e cônjuges, oferecendo aulas de Língua Inglesa, Espanhola e Libras gratuitamente. O curso propicia também o desenvolvimento das habilidades comunicativas das línguas (ouvir, falar, ler e escrever), de modo a poder atuar em situações diversas.