Início » Presidente do TCE apresenta principais ações dos primeiros 100 dias de gestão
TCE

Presidente do TCE apresenta principais ações dos primeiros 100 dias de gestão



Os primeiros cem dias de gestão da conselheira Yara Amazônia Lins à frente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) são marcados pelo aumento da transparência, estímulo à capacitação dos servidores, incentivo à modernização e ao fortalecimento do controle externo.

“Este é um poderoso marco simbólico, utilizado como parâmetro para uma gestão dizer a que veio e nesse sentido, é possível dizer que temos motivos de sobra para comemorar, pois, nesses nossos cem dias de gestão muito fizemos, juntos e de mãos dadas, pelo bem deste tribunal e por consequência pelo bem dos cidadãos”, celebrou a conselheira-presidente.

Com a cultura da ética, da integridade e da transparência, e o auxílio da tecnologia para modernizar a atuação da corte de contas, a gestão da presidente Yara tem se refletido em uma série de iniciativas pioneiras, que já estão transformando positivamente a atuação do TCE-AM.

Cidadania e Participação Social

A criação do programa “Blitz” representa um marco na promoção da cidadania e a participação ativa da sociedade no controle dos gastos públicos. O programa é desenvolvido em colaboração com as secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, e visa possibilitar, a partir de denúncias da população, a adoção de medidas eficientes para evitar danos ao patrimônio e interesses públicos.

“A atuação imediata do programa vem mostrando sua relevância com repercussão positiva na sociedade e com alto engajamento de denúncias da população. Ao tempo em que parabenizo toda a equipe envolvida na sua execução, enfatizo que o programa tem se mostrado uma iniciativa dinâmica de aperfeiçoamento da administração pública a ser perseguida de modo incansável por esta gestão”, declarou a presidente Yara Amazônia Lins.

Inovação e Pioneirismo

Desde os primeiros dias de sua gestão, Yara Amazônia Lins tem priorizado a modernização e a eficiência do TCE-AM. Através do uso de tecnologia avançada, foram implementadas novas ferramentas para aumentar a transparência e agilizar os processos de fiscalização. A presidente tem promovido uma abordagem mais educativa do que punitiva, buscando orientar e capacitar os gestores públicos para uma melhor administração dos recursos.
O tribunal modernizou a plataforma de monitoramento da entrega das prestações de contas em todo o estado, que agora é atualizada em tempo real. Essas medidas representam um avanço significativo na gestão do TCE-AM e abrem as portas para um futuro mais acessível para os cidadãos.

Reconhecimento Nacional e Internacional

Em apenas cem dias, o TCE-AM sob a liderança de Yara Amazônia Lins já recebeu reconhecimento nacional e internacional por suas iniciativas inovadoras. Certificações como o selo A3P do Ministério do Meio Ambiente são testemunhos do compromisso do tribunal com a excelência e a sustentabilidade.

Educação Corporativa e Capacitação

Investindo no aperfeiçoamento dos sistemas de fiscalização e no apoio consultivo a outros tribunais de contas, a gestão de Yara tem fortalecido a capacidade técnica e a expertise do TCE-AM. Além disso, iniciativas como o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas sobre combate aos desvios de função na corte de contas demonstram o compromisso da presidente com a ética e a integridade na administração pública.

Reformas

Yara Amazônia Lins promoveu mudanças administrativas como reformas prediais para melhor adequação de espaços e climatização em todo tribunal, melhorias das condições de trabalho; reforma da primeira e segunda câmara, aprimoramento no sistema de tecnologia e mais humanização no atendimento ao público.

Humanização e Empoderamento

Além de suas realizações institucionais, Yara Amazônia Lins tem se destacado por sua abordagem humanizada e inclusiva. A criação da Ouvidoria da Mulher no âmbito do TCE-AM representa um importante passo para garantir a representatividade e a igualdade de gênero dentro da instituição.

“A evolução legislativa trata sobre o combate a todas as formas de desigualdade de gênero e violência contra a mulher. Por isso, faz-se necessária a criação, por Lei, desta Ouvidoria. O objetivo é de fomentar políticas públicas efetivas e com o propósito de defender os direitos fundamentais das mulheres”, afirmou a presidente.

Como líder visionária e pioneira, Yara está pavimentando o caminho para um tribunal mais eficiente, transparente e participativo para o Amazonas.