Início » Caio André apresentou mais de 1.400 proposituras na CMM em 2023
Política

Caio André apresentou mais de 1.400 proposituras na CMM em 2023

Propostas do presidente da Câmara incluem requerimentos, Projetos de Lei, Indicações, moções e Tribuna Popular

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), apresentou, no decorrer do ano de 2023, mais de 1.400 proposituras na Casa Legislativa. O número inclui Projetos de Lei, requerimentos, indicações, moções e tribunas populares.

Caio André apresentou, no plenário Adriano Jorge, 1.281 requerimentos solicitando a execução de melhorias na cidade, em áreas como a infraestrutura. Outro número expressivo foi o de indicações. Foram 72 ao longo de 2023, destinadas tanto à Prefeitura de Manaus quanto ao Governo do Estado. O presidente solicitou, ainda, 33 moções, 19 Projetos de Lei e realizou quatro tribunas populares.

Entre os Projetos de Lei de autoria de Caio André, estão matérias voltadas à área do esporte, às Pessoas com Deficiência e à saúde da mulher, por exemplo. 

Um deles, o PL nº 16/2023, vai impactar a vida de mulheres que estão no tratamento do câncer. A propositura quer instituir a Campanha Municipal de Incentivo à Doação de Cabelos, com o objetivo de contribuir para a autoestima de quem luta contra a doença.

“É muito importante um projeto como este. Estas mulheres precisam ter vontade de viver, de se recuperar e os cabelos, a aparência, são primordiais para ajudá-las nessa luta. O PL foi justamente pensado para colocar de volta o sorriso no rosto delas”, afirmou Caio André.

“É incrível observar essas mulheres recebendo as perucas, o cabelo é parte da identidade da mulher, elas se olham no espelho e sem os cabelos elas acabam não se reconhecendo. A saúde mental é muito importante no tratamento contra o câncer e as perucas são instrumentos fundamentais”, destacou Maria Luiza Soares, vice-presidente do Lar das Marias.  

Esporte – Com atuação marcante na área do esporte, Caio André também destinou projetos a que abrangem desde praticantes de skate, até ex-atletas profissionais. 

O Projeto de Lei nº 144/2023 vai possibilitar aos ex-atletas a entrada gratuita em competições. A matéria visa prestigiar esses cidadãos que dedicaram sua vida ao esporte, principalmente na cidade de Manaus.

“Por diversas vezes, indo em competições, eu vi ex-atletas pedindo entrada, isso é inadmissível. Esse PL é uma forma de valorizar aqueles que já fizeram tanto pelo nosso esporte”, destacou Caio André. 

“Eu gostaria de agradecer essa iniciativa do Caio, de valorizar os ex-atletas profissionais, eu me sinto muito honrado por essa lembrança e carinho do presidente da CMM”, afirmou Alberto Silva, ex-jogador de futebol. 

PcDs – Na área da acessibilidade e em benefício às Pessoas com Deficiência, Caio André apresentou projetos como o nº 58/2023, que dispõe sobre o direito de contribuintes com deficiência visual receberem o carnê/boleto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em braile; e o nº 14/2023, que reconhece a deficiência auditiva unilateral como deficiência sensorial, do tipo auditiva, para todos os efeitos legais.