Carregando agora

Maioria apoia classificar facções como terroristas mas rejeita ação dos EUA no Brasil

Pesquisa aponta que 59% aprovam o rótulo dado pelas autoridades americanas, porém 74% exigem autorização nacional para operações estrangeiras.

Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira, dia 23, revela que 59% dos brasileiros apoiam a decisão dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho como organizações terroristas. Os dados detalham que 45% concordam totalmente com a medida e 14% em parte. Por outro lado, 22% discordam de forma total, 11% discordam parcialmente, 1% não concorda nem discorda e 7% não souberam opinar.

Mesmo com o apoio expressivo ao novo status criminal, 74% da população rejeita qualquer atuação das forças americanas contra os membros do PCC e do CV em território brasileiro sem a permissão expressa do governo federal. A medida foi anunciada pela gestão do presidente Donald Trump no fim de maio e passou a vigorar em junho.

O estudo, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-09956/2026, entrevistou 2004 pessoas a partir de 16 anos em 139 municípios nos dias 17 e 18 de junho, possuindo margem de erro de 2 pontos percentuais. O instituto também mediu o conhecimento da população sobre o caso e descobriu que 83% sabiam da nova classificação.

Desses, 35% se consideram bem informados, 37% medianamente informados e 11% mal informados. Cerca de 13% desconheciam o assunto e 5% não souberam responder.

A sondagem avaliou ainda a percepção pública sobre o papel de Flávio Bolsonaro, senador e pré-candidato à Presidência, que se encontrou com Trump na Casa Branca 2 dias antes do anúncio oficial. Para 54% dos entrevistados, ele teve influência na decisão americana, enquanto 30% acham que não houve impacto e 16% não sabem.

Dos que acreditam nessa interferência política, 57% a julgam como uma influência negativa para o país, 37% a veem como positiva, 3% a consideram neutra e 2% não opinaram.

Share this content:

Publicar comentário