Início » Câmara inicia cadastro facial dos servidores para implantação do ponto eletrônico
Política

Câmara inicia cadastro facial dos servidores para implantação do ponto eletrônico


Implantada pelo presidente da Casa, vereador Caio André, frequência digital garante modernização e transparência ao parlamento municipal

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) iniciou, nesta segunda-feira (29/01), o processo de captação dos dados para reconhecimento facial dos servidores comissionados, estatutários e estagiários da Casa Legislativa. A medida é necessária para a implantação do ponto eletrônico, adiado por anos, e que tem como objetivo garantir modernização e transparência, prioridades da gestão do presidente Caio André (Podemos) à frente da CMM.

A coleta de dados de todos os servidores segue até esta quarta-feira (31/01). O registro digital de frequência terá início já a partir de 1° de fevereiro, próxima quinta-feira.

A instalação do ponto eletrônico é uma demanda antiga de servidores e da sociedade manauara, que espera mais transparência nos atos de seus funcionários públicos.

O gerente do Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), Aluízio Nunes, explicou como está sendo feito o processo de reconhecimento facial dos servidores.

“Estamos iniciando a coleta facial dos servidores para cadastrar no nosso sistema. Hoje já tivemos um movimento bem intenso, cada servidor vem e é atendido de maneira ágil. E a partir do dia 1 de fevereiro, os servidores vão registrar o ponto em diferentes totens que estarão espalhados pela Câmara”, explicou.

O servidor Ismael Brasil, que trabalha como técnico de som do plenário Adriano Jorge, afirmou que a implantação do ponto eletrônico vai trazer mais transparência aos servidores e à população manauara.

“É um processo que, para mim, já deveria ter sido implantado. Agora vai melhorar a vida de todos os servidores da Câmara Municipal”, comentou.

O diretor do Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), Zuleinilson Portela, afirmou que a implantação é segura e que apresenta uma modernização nunca antes vista na CMM.

“Está acontecendo a implantação de um sistema totalmente novo no mercado, e que possui o uso da inteligência artificial, que não permite nenhum tipo de fraude. É uma forma segura e moderna, que enfatiza a preocupação do presidente com a transparência, que é primordial”, declarou o diretor.

O ponto eletrônico funcionará nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 19h, a depender da jornada de trabalho específica de cada servidor. Já o atendimento ao público será das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.