Início » Julho Dourado: Joana Darc alerta tutores sobre saúde dos animais e prevenção de zoonoses no AM
Política

Julho Dourado: Joana Darc alerta tutores sobre saúde dos animais e prevenção de zoonoses no AM

A parlamentar é autora da Lei nº 6.193/2023 que criou o Julho Dourado no Amazonas

A deputada Joana Darc (UB) traz o alerta, no início de julho, para os tutores sobre a saúde dos animais domésticos e, ainda, sobre o abandono de cães e gatos no Amazonas. Autora da Lei nº 6.193/2023, que instituiu o Julho Dourado, a parlamentar defende as ações de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de animais de rua e domésticos, e a importância da prevenção de zoonoses.

Presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), Joana pondera a importância de medidas preventivas de combate às zoonoses e de instrução para o zelo com animais de rua e domésticos.

“No início deste ano, nos deparamos com o aumento dos casos de esporotricose, principalmente de gatos, no Amazonas. Inclusive, tivemos um fórum para debater sobre essa situação e encontrar possíveis soluções. Mas não somente essa zoonose, precisamos combater todas aquelas que afetam o nosso Estado”, ressaltou.

Sobre Zoonoses

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas de animais para pessoas que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos ou vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores são os principais responsáveis por zoonoses, especialmente raiva, esporotricose, leishmaniose, zika e criptococose, por exemplo.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o Estado registrou 30 casos de esporotricose em humanos nos dois primeiros meses de 2023. O órgão faz um monitoramento anual da situação de zoonoses, que afetam animais e pessoas em solo amazonense.

Adote, não compre

O Julho Dourado ainda defende as campanhas de adoção de cães e gatos abandonados, para contribuir com a melhoria dos indicadores relativos à saúde dos animais de rua e dos domésticos e, também, com a saúde pública do Estado.

“A gente se depara com vários cães e gatos abandonados nas ruas, nos cemitérios e nas feiras da cidade. São seres vulneráveis que possuem direito a uma vida digna, e precisamos lembrar que abandonar animais é crime. Se você souber de algum caso, denuncie. Sempre faço divulgação de animais para adoção, por isso defendo o não compre, adote”, disse Joana.

No Brasil, maltratar e cometer ato de abuso contra animais silvestres, domésticos e domesticados é crime. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), somente em Manaus, a estimativa é de 400 mil animais abandonados. As denúncias podem ser realizadas em qualquer delegacia e, ainda, pode ser enviada por mensagem, via WhatsApp, para o número (92) 98145 1111.