Início » Joana Darc propõe Audiência Pública para agilizar mediadores escolares para crianças PCD do AM
Destaque Política

Joana Darc propõe Audiência Pública para agilizar mediadores escolares para crianças PCD do AM

A deputada Joana Darc (União Brasil) solicitou uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para debater a necessidade das contratações de mediadores escolares para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Pessoas com Deficiência (PCD) em escolas estaduais e municipais. 

Proposta pela parlamentar, a Audiência Pública já tem data e será realizada no dia 13 de abril (quinta-feira), às 13h, na sede do Poder Legislativo.

Mãe de uma criança que é Pessoa com Deficiência, Joana destaca a  importância de dar voz e espaço para debate do tema. “Pois a relevância afeta diretamente as crianças com TEA e PCD, tendo em vista que elas precisam da figura do mediador nas escolas”, ressaltou Joana Darc.

A ideia surgiu após pais de alunos com autismo procurarem a parlamentar para falar como a comunidade escolar ganha com a inclusão de todos os estudantes no ambiente educacional.

“Pais e responsáveis de crianças com autismo nos procuraram para relatar as dificuldades e, também, as necessidades para ter a presença de mediadores nas escolas públicas, pois a ausência desses profissionais impacta no desenvolvimento sociocognitivo dos alunos. Todos ganham com a inclusão e defendo essa pauta com unhas e dentes, pois apesar de ser deputada, também sou mãe de uma criança com Síndrome de Down”, disse.

Manifestação

Joana Darc esteve presente, na manhã desta quarta-feira (05), na Câmara dos Vereadores de Manaus (CMM),  com familiares e associações voltadas para crianças autistas, pedindo para que o requerimento seja aprovado e tenha o debate na Casa Legislativa. 

Na oportunidade, a parlamentar criticou a derrubada do requerimento, na CMM, que tinha o mesmo objetivo do requerimento proposto por ela.

“Vou conversar com os demais vereadores para sensibilizar o assunto para que o requerimento seja aprovado, pois isso precisa ser debatido, sim, na Câmara, mas caso continue havendo resistência por parte da CMM, já protocolizei um requerimento na Aleam para debater em âmbito estadual e, tenho certeza, que os deputados vão ouvir a população e as instituições que precisam do nosso apoio”, pontuou.