Início » Ciência impulsiona dinâmicas de Team Building
Notícias Corporativas

Ciência impulsiona dinâmicas de Team Building

Em meio à velocidade das mudanças corporativas, os gestores encontram na ciência cognitiva aliada à gestão estratégica um aliado: o Team Building. Esta categoria de atividades de construção de equipes vai além da recreação e atuam na melhoria da performance das equipes, influenciando a eficiência e a dinâmica do time como um todo.

Pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade Columbia Britânica e da Universidade Wilfrid Laurier trouxe novas perspectivas para o campo do Team Building. A análise de mais de 16.800 estudos científicos, publicada no portal da PLOS, revelou que atividades desse gênero impactam positivamente a performance e a construção de times eficientes no ambiente corporativo.

Essas descobertas inspiraram a consultoria Aldeia Incompany a desenvolver o portal TeamBuilding.love, dedicado à divulgação da ciência por trás do Team Building, listando dinâmicas baseadas em evidências para oferecer resultados reais para as empresas.

O portal apresenta 7 pilares fundamentais para a construção de times de alta performance, tais como Clareza e Motivação, Comprometimento, Conexão e Confiança, Segurança Psicológica, Responsabilidade no Desempenho, Eficácia Coletiva e Sustentação do Desempenho. Detalhes sobre como gestores e consultores podem atuar efetivamente para desenvolver suas equipes diante dos principais desafios do cotidiano corporativo também são oferecidos no portal.

As descobertas científicas também inspiraram a consultoria a criar uma série de atividades realizadas em empresas de todo o Brasil, obtendo sucesso comprovado entre os clientes, com avaliações registrando um NPS (Net Promoter Score) superior a 95%, validando a eficácia dessas práticas baseadas em evidências científicas.

A diversificação das atividades torna o Team Building ainda mais eficiente, com empresas, como a consultoria Aldeia Incompany, desenvolvendo diversos tipos de experiências para o desenvolvimento de times baseados em estudos científicos.

O CEO da Aldeia Incompany, Ricardo Dória, compartilha a visão de que a atualização constante e a aplicação de estratégias fundamentadas em dados científicos são essenciais para o sucesso do Team Building:

“Hoje em dia, os gestores, RHs e Business Partners são profissionais altamente preparados, que exigem dos facilitadores um profundo conhecimento sobre o que realmente funciona para a construção de uma equipe coesa e eficiente”, afirmou Dória.

Atividades como treinamentos ao ar livre, jogos de colaboração, desafios criativos e outras dinâmicas estimulam a participação ativa dos membros da equipe e a resolução conjunta de problemas, proporcionando aos colaboradores de empresas a oportunidade de vivenciar experiências que desenvolvem suas habilidades essenciais para times de alta performance, trabalhando em conjunto para alcançar metas comuns e impulsionando resultados efetivos das organizações.

Conforme constatado na análise publicada no portal PLOS, o investimento na ciência por trás da construção de experiências Team Building fortalece o desenvolvimento de equipes colaborativas e eficientes, garantindo que os laços entre os membros da equipe sejam aprimorados de maneira sustentável. 

Ao promover internamente interações entre colaboradores e despertar uma compreensão mais profunda das habilidades individuais, essas práticas cultivam um ambiente propício ao compartilhamento de conhecimento e à inovação contínua. 

Com bases sólidas e objetivos compartilhados, as equipes podem superar desafios complexos de forma mais fluida e atingir níveis mais altos de excelência coletiva.

Para saber mais, basta acessar: www.incompany.aldeia.cc/.