Início » Prefeitura encerra curso de bolos caseiros para alunos no Parque Municipal do Idoso
Manaus

Prefeitura encerra curso de bolos caseiros para alunos no Parque Municipal do Idoso

Fotos - Divulgação/FDT

Prefeitura de Manaus, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), encerrou, na manhã desta sexta-feira, 15/9, o curso de produção alimentícia – “Bolos Caseiros” para 20 alunos do Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Com duração de duas semanas, e várias receitas ensinadas, entre elas, o tradicional pudim, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, bolo floresta negra, bolo de milho e macaxeira, a capacitação permitiu que os alunos criassem coberturas variadas, realizando testes de sabores, para saber qual o melhor encaixe para as receitas.

 “O objetivo desses cursos é fazer com que a pessoa idosa desperte uma curiosidade por novas atividades. Além de aprenderem receitas que possam vir a gerar uma renda financeira, os alunos podem provar que, mesmo na terceira idade, ainda estão aptos a aprender algo novo,  se sentindo produtivos, chegando até a deixar a ansiedade e incerteza de lado, encontrando um refúgio em uma atividade artística, que é a culinária”, explica a diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Martha Moutinho.

Frequentadora do parque há 18 anos, a instrutora do curso e professora do Cetam, Leonara Ribas, 78 anos, conta que ficou feliz com essa parceria e criou um curso específico para ministrar no PMI, depois de trocar várias informações com as amigas. “Criei esse formato de curso específico para o público do Parque do Idoso, depois de ouvir que muitos idosos sentiam esse interesse em aprender algumas técnicas na área gastronômica. E, como sou formada há 13 anos na área, recebi o convite da coordenadora administrativa do PMI e, agora, estamos finalizando com sucesso essa capacitação”, destaca Leonara, emocionada.

Charmênia Sahdo, coordenadora administrativa do PMI, menciona que, ainda este ano, mais dois cursos serão realizados. “Estamos organizando dois cursos: um de culinária natalina e outro de tortas, doces e salgados, para os meses de outubro e novembro. Importante dizer que esse curso vai gerar renda aos idosos, são bolos pequenos e fáceis de vender, gasta pouco material, e eles absorveram muito bem, cada um fez uma receita que aprendeu. Houve muito interesse dos alunos, foi lindo de ver”, ressalta Charmênia.

Com experiência de 50 anos na área de panificação, o aluno Álvaro Rocha, 75 anos, resolveu encarar mais essa certificação. “Como já tenho experiência em panificação e, na área dos bolos, sempre faço em casa para a família, então, o curso foi uma boa oportunidade para aprender as técnicas, vai ajudar na renda extra, sim. E, o que mais gosto em tudo isso, é saber que outras pessoas vão sorrir, ao comer algo bom e delicioso”, conta Álvaro.