Início » Eclipse solar anular: Manaus está entre as melhores capitais para observar o fenômeno
Destaque Manaus

Eclipse solar anular: Manaus está entre as melhores capitais para observar o fenômeno

O eclipse solar anular de 2023 deverá acontecer no dia 14 de outubro

O eclipse solar anular de 2023 vai ser visível em todas as capitais do Brasil. Natal, João Pessoa e Manaus são os três melhores locais para observar o fenômeno, que deverá acontecer no dia 14 de outubro. O grau de visibilidade varia conforme a localização da cidade. As informações são do G1.

O professor de física e mestre em cosmologia, Felipe Sérvulo, em entrevista ao G1, comentou que as melhores cidades para observar o eclipse são aquelas que estão no centro da faixa de visibilidade do “anel de fogo”, ou seja, as cidades onde será possível ver o anel completo do eclipse anular. Em localidades mais ao norte e nordeste, a faixa de visibilidade do eclipse é melhor.

Sérvulo elencou os melhores locais para observar o eclipse com base em análises em um software especializado e levando em consideração o critério de porcentagem de cobertura do sol.

Cinco melhores capitais para observar o eclipse:

  • Natal – 88,52%
  • João Pessoa – 88,50%
  • Manaus – 88,32%
  • Teresina – 87,38%
  • Recife – 87,19%

Natal e João Pessoa estão em empate técnico em relação à melhor visibilidade do eclipse. Por 0,02% de visibilidade do anel e 34 segundos de tempo de anularidade, a capital potiguar leva a melhor. Porém, Felipe Sérvulo ressalta que também é importante avaliar outos critérios, como horizonte livre e tempo no dia do fenômeno.

O que é um eclipse solar anular?

Um eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra. A lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total.

No entanto, o físico Felipe Sérvulo explica que diferentemente desse outro tipo de fenômeno, o eclipse solar anular não cobre totalmente o sol, isso porque a lua vai estar localizada no ponto mais distante em relação ao planeta. Com isso, a Lua vai cobrir boa parte do disco solar, deixando visível apenas um anel de luz visível, a ‘borda do sol’, por assim dizer.

“A palavra anular (do nome do eclipse) vem daí: annulus é a palavra em latim para se referir a dois círculos concêntricos, ou seja, um anel”, explica.

Como conferir?

No caso do próximo eclipse solar anular, o horário em que ele vai poder ser visto em cada uma das cidades difere por conta da movimentação dos astros e também da própria geografia de cada localidade.

No Amazonas, o evento se inicia mais cedo. Neste caso do estado do Norte, a partir das 13h09 (horário local), e a totalidade do ‘anel de fogo’ será vista às 14h55.