Início » Volta às aulas: pesquisa encomendada pela Samsung aponta preferências dos consumidores em dispositivos móveis para estudo
Tecnologia

Volta às aulas: pesquisa encomendada pela Samsung aponta preferências dos consumidores em dispositivos móveis para estudo

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Samsung e realizada pela MindMiners1, os consumidores brasileiros levam em consideração cinco principais aspectos na hora de comprar um dispositivo móvel para fins de estudos. São eles: desempenho do processador, duração de bateria, memória interna, memória RAM e qualidade do produto em relação ao seu custo-benefício.

Ao contemplar dispositivos das categorias de tablets, notebooks e smartphones, a pesquisa mostrou que 55% das pessoas usam os tablets para a rotina de estudos, enquanto 49% preferem os notebooks. Entretanto, dependendo da atividade, cada equipamento apresenta uma finalidade diferente. O levantamento entrevistou 300 pessoas para entender a motivação dos consumidores brasileiros ao adquirir novos produtos para estudar.

Por oferecer maior versatilidade, os notebooks são mais usados para assistir videoaulas ao vivo (61%), procurar informações em ferramentas de busca (58%) e montar apresentações (38%). Já os tablets são bastante utilizados para assistir a videoaulas gravadas (70%) e ler livros e outros materiais acadêmicos (65%). Com maior foco em lazer, os smartphones foram apontados como preferidos na hora de fazer chamadas de áudio e vídeo com professores e colegas de classe (44%) e para as acessar redes sociais para pesquisar conteúdos acadêmicos (49%), além, é claro, do uso pessoal.

Aprimore sua rotina de estudos com os novos dispositivos Galaxy, da Samsung

A pesquisa também apontou as características secundárias que mais chamam a atenção dos consumidores em cada categoria de dispositivos.

No caso dos tablets, o foco está na qualidade da tela e na presença da S Pen, que não por acaso, acompanha os novos modelos da linha Galaxy Tab S9, recém-lançada no Brasil. Os modelos Galaxy Tab S9, S9+ e S9 Ultra contam com uma tela AMOLED Dinâmica 2X para uma experiência visual imersiva, facilitando a leitura de conteúdos acadêmicos e trazendo mais conforto para assistir às aulas online, sejam elas gravadas ou ao vivo.

Além disso, tanto os tablets da nova linha Tab S9, quanto a S Pen que os acompanha, têm classificação IP68 integrada, o que significa resistência à água e poeira. Todos esses produtos também vêm acompanhados da capa teclado para que você tenha maior facilidade quando precisar usar seu dispositivo no modo desktop2.

Os novos tablets da Samsung também são equipados com o processador Snapdragon® 8 Gen 2 for Galaxy3, garantindo alto poder de processamento para rodar até os arquivos e apresentações mais pesados em rotinas intensas de estudo.

Quanto à memória, o Galaxy Tab S9 pode ser encontrado nas versões de 128GB e 256GB. Já os Galaxy Tab S9+ e S9 Ultra estão disponíveis nas versões de 256GB e 512GB.

Quando se fala de notebooks, a pesquisa da Mindminers aponta que estes dispositivos também se destacam devido aos processadores, já que maioria das rotinas de estudo exigem maior poder de processamento e melhor desempenho para rodar diferentes programas e arquivos pesados. Pensando nisso, a Samsung lançou no mercado a mais recente linha de notebooks da marca, a Galaxy Book3, composta por dois modelos com altíssima performance.

Com processador Intel® Core™ i9 de 13ª geraçãosérie H, os Galaxy Book3 Ultra são notebooks leves e finos, que além de alto desempenho, podem ser facilmente ser transportados e armazenados para acompanhar toda a jornada diária do consumidor. Além disso, o modelo Galaxy Book3 360 ainda é compatível com a S Pen e oferece certificação SGS Eye Care Display5, garantindo maior conforto visual graças à menor emissão de luz azul.

Por fim, quando o assunto é smartphone, o levantamento apontou outras características que ganham destaque frente ao consumidor. São elas: conexão 5G*, qualidade da câmera, duração da bateria, velocidade de carregamento, design, e resistência à queda e água. A nova linha de smartphones dobráveis Galaxy Z traz todas as características listadas, com o extra do formato dobrável, que permite às pessoas utilizarem estes dispositivos de maneiras completamente novas.

O Galaxy Z Fold5 é a plataforma perfeita para a multitarefa, permitindo utilizar até três aplicativos simultaneamente na grande tela interna de 7,6 polegadas6. Para quem quer estilo e portabilidade, o Galaxy Z Flip5 é a pedida: a nova tela externa é maior que a das gerações anteriores de dobráveis e permite fazer muito mais, como checar o clima, calendário, ver vídeos e mapas, controlar músicas e até escrever mensagens com um teclado QWERTY completo. Conheça mais sobre os novos Galaxy Z Flip5 e Z Fold5 clicando aqui.

Monitores e televisores como aliados para o ensino à distância

A pesquisa também mostra que a modalidade de ensino à distância (EAD) é uma realidade para 37% dos entrevistados. Nesse contexto, tanto as Smart TVs quanto os monitores Samsung, são verdadeiros aliados para uma rotina cada vez mais prática e conectada dos estudantes. Nas Smart TVs da marca, é possível espelhar com facilidade os conteúdos do smartphone e notebooks – como transmissões de vídeo, apresentações, textos e outros materiais de estudo – por meio do recurso Smart View (de aproximação) ou pelo Tap View, em que basta encostar o smartphone Samsung na TV para espelhar. Além disso, outros recursos inteligentes da linha de televisores da marca, como assistentes de voz e os apps nativos que podem ser baixados diretamente no Smart Hub da TV, facilitam o dia a dia de quem estuda em casa.

Já a linha de Smart Monitors – que conta com as versões atualizadas dos modelos M5 e M8, já à venda no Brasil – têm recursos que permitem ao usuário navegar na web, editar documentos e trabalhar em projetos por meio do Workspace. É possível, ainda, acessar remotamente outro PC, usar programas Microsoft 365 e até mesmo conectar-se a dispositivos móveis Samsung com o Samsung DeX para espelhar qualquer conteúdo do smartphone Galaxy. A função Multi View, por fim, permite realizar várias tarefas na mesma tela, como utilizar o Microsoft 365 e o browser de Internet ao mesmo tempo.

* Produtos habilitados para tecnologia 5G. A velocidade real pode variar, dependendo do país, da operadora e do ambiente do usuário. Verifique com sua operadora a disponibilidade para mais detalhes.

1 Levantamento realizado entre 16 e 24 de fevereiro de 2023

No mercado Brasilero, a capa teclado acompanha todos os modelos da linha Galaxy Tab S9. O design do produto pode variar de acordo com o modelo. Recurso de retroiluminação disponível apenas na Capa Teclado do Galaxy Tab S9 Ultra quando Fn + F12 for pressionado.

3 Snapdragon e uma marca comercial ou marca registrada da Qualcomm Incorporated. Snapdragon é um produto da Qualcomm Technologies Inc. e/ou suas subsidiárias.

4 As especificações da CPU variam dependendo do modelo, país ou região.

5 A emissão de luz azul é reduzida comparada às telas LCD convencionais.

6 Medido diagonalmente, o tamanho da tela interna do Galaxy Z Fold5 é de 7,6 polegadas no retângulo completo e 7,4 polegadas considerando os cantos arredondados; a área visível real é menor devido aos cantos arredondados.