Início » Birôs enfatizam ao governo necessidade de estimular crédito
Notícias Corporativas

Birôs enfatizam ao governo necessidade de estimular crédito

Documento elaborado pela ANBC destaca potencial de expansão do crédito no país

Entidade representativa do setor de birôs de crédito no país, a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), que reúne as empresas Boa Vista, Quod, Serasa Experian, SPC Brasil e TransUnion, endereçou carta ao novo governo propondo diálogo sobre o crédito e sua relevância para o futuro do Brasil, a partir de um conjunto de medidas voltadas à retomada do crescimento. O documento enfatiza também a necessidade de persistência no estímulo ao crédito. 

Na visão da associação, os birôs de crédito exercem importante função social, pois incentivam a transparência nas relações entre credor e tomador, estimulando, assim, as relações de crédito saudáveis, conscientes e sustentáveis. 

O setor destaca a promoção do crédito sustentável como uma das medidas necessárias à retomada do crescimento, ao lado de outras, como o equilíbrio das contas públicas, simplificação da estrutura tributária e estímulo adequado à atividade empreendedora, a fim de atrair o investimento privado e consolidar a economia de mercado.

A ANBC avalia que o crédito ainda é subutilizado e é preciso avançar – de acordo com relatório do Banco Mundial, de 2020, o crédito doméstico ao setor privado brasileiro chegou a 70% do PIB, enquanto que, em igual período, foi de 216% do PIB nos Estados Unidos e mais de 124% no Chile. Segundo a métrica do Banco Central do Brasil, que considera o saldo de empréstimos e financiamentos feitos pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN) a empresas e famílias, a relação crédito-PIB alcançou 55% em setembro de 2022. 

“Esse número dobrou nas últimas duas décadas, o que reflete avanços institucionais no setor que tornaram o sistema financeiro mais sólido e eficiente. É possível ir além com a garantia de que o segmento possa operar com base em informações amplas, claras e precisas, capazes de assegurar que essa expansão se dê sobre bases sustentáveis”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC.  

A carta, que pode ser acessada na íntegra, destaca ainda o papel do crédito durante a pandemia, quando a liberação de linhas emergenciais de crédito público para MPEs, associada a iniciativas do setor privado, garantiram a continuidade dos negócios, empregos e consumo. E destaca a importância de inovações de alto impacto sobre o mercado, como o Cadastro Positivo, o Sandbox Regulatório, a autonomia do Banco Central, o Pix e o Open Banking, além de enfatizar a necessidade de combater quaisquer práticas lesivas ao crédito e que prejudiquem a transparência na relação entre credor e tomador de crédito.