Início » Após adotar semana de 4 dias de trabalho, Lawtech cresce 70%
Notícias Corporativas

Após adotar semana de 4 dias de trabalho, Lawtech cresce 70%

A empresa de soluções em Propriedade Intelectual brasileira, LDSOFT, aumentou seu faturamento em 70% e dobrou seu quadro de funcionários em apenas três anos de trabalho remoto, adotando semana de quatro dias. Esses números chamaram a atenção da gigante de softwares Vela Latam, que já adquiriu várias empresas de software de nicho globalmente e tem um portfólio avaliado em US$ 35 bilhões

Em apenas três anos, desde 2021, com trabalho 100% remoto e jornada semanal reduzida para quatro dias de trabalho, a LDSOFT – empresa brasileira de soluções em Propriedade Intelectual, aumentou seu faturamento em 70% e duplicou o quadro de funcionários. Esses números chamaram a atenção da gigante de softwares, Vela Latam, subsidiária da Constellation Software INC., que já realizou centenas de aquisições de empresas de software de nicho pelo mundo e tem seu portfólio avaliado em US$ 35 bilhões. 

O grupo canadense tem em sua prática adquirir empresas como entidades autônomas, com o intuito de fornecer experiência ao mercado para ajudar no crescimento de forma orgânica. O que levou em 2022, a incorporar a LDSOFT ao Grupo, com o objetivo de ampliar os investimentos da empresa e fortalecer o mercado de lawtechs no Brasil e América Latina, segundo o portal AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.

O crescimento da empresa brasileira se deu, principalmente, pelo lançamento de três novas soluções que resultaram na expansão da área de atuação também para o mercado B2C, além das mudanças institucionais na gestão de pessoas, como a continuidade do trabalho 100% em home office – formato aplicado desde a pandemia, e na adesão ao movimento de jornada semanal reduzida de 4 dias úteis (#4DayWorkWeek); um modelo já aplicado há mais de dois anos na empresa.

O CEO da LDSOFT, Luiz Duffles, afirma que acredita neste novo modelo de trabalho. “Percebemos que quando os colaboradores podem ter mais tempo para o seu lado pessoal, a produtividade no trabalho também tende a aumentar. Vimos que era possível trabalhar melhor ao invés de trabalhar mais”, completa.

Outro dado que se identifica às vantagens da mudança cultural da empresa é o crescimento nos resultados das últimas Pesquisas de Clima realizadas pela consultoria GPTW – Great Place To Work, tendo obtido 89 pontos em 2021, 90 em 2022 e 91 em 2023. A empresa também registrou excelente pontuação no eNPS – employee Net Promoter Score, com 71 pontos, segundo dados da pesquisa interna da Vela Latam. O eNPS é a métrica que mede a satisfação do colaborador, para se ter ideia da importância dessa conquista, a nota do Google é 33 e a nota do Facebook (Meta) é 30, famosas por serem marcas empregadoras cobiçadas pelo mercado de tecnologia. A nota do eNPS vai de “-100 a 100”. Logo, os 71 pontos da LDSOFT colocam a empresa na área mais nobre do método, alcançado apenas por um grupo seleto de empresas.

Em países, como o Japão e Escócia, que já testaram com sucesso a semana de 04 dias de trabalho, os benefícios que corroboram a realidade da LDSOFT já foram observados. Além da produtividade aumentada e a satisfação do colaborador, observou-se a retenção e a atração de talentos, a diminuição de faltas e a redução de casos de doenças relacionadas ao stress e ao burnout. Segundo a empresa, o formato estimulou o comprometimento mútuo e a autonomia dos colaboradores. “Estamos sempre atentos com as inovações do mundo todo. Quando soubemos dessa tendência no exterior trazendo bons resultados, nos perguntamos por que não testar? Está no nosso DNA sermos ousados, por isso traçamos um plano, fizemos a experiência com um grupo focal e tivemos excelentes resultados. Estamos há 2 anos neste formato e ele veio para ficar”, explicou o Head de Negócios da LDSOFT, Pedro Garzon.

Ainda que a Comissão do Senado tenha aprovado recentemente a redução da jornada de trabalho no Brasil, sem corte salarial, e algumas empresas brasileiras estejam testando o formato piloto de trabalho, a LDSOFT já segue apresentando resultados significativos por esta iniciativa de gestão que vem se comprovando na satisfação dos seus colaboradores, na produtividade do setor, e principalmente, pelo impacto no mercado global a favor dos crescentes negócios em propriedade intelectual.