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Estudo aponta frustração de empresas na busca por crédito

Foi apontado que 47% das empresas participantes do estudo, optaram por não procurar crédito de curto ou médio prazo nos seis meses anteriores à pesquisa

Na pesquisa mais recente sobre a contratação ou renovação de linhas de crédito, realizada com empresas industriais pelo Portal da Indústria no relatório Sondagem Especial Condições de Acesso ao Crédito, foi apontado que 47% delas optaram por não procurar crédito de curto ou médio prazo nos seis meses anteriores à pesquisa. Em contrapartida, 28% buscaram e obtiveram sucesso, enquanto 6% enfrentaram dificuldades para contratar ou renovar crédito. Ao analisar o relatório, nota-se que apenas as empresas que buscaram crédito, 19% enfrentaram frustração, especialmente no caso do crédito de longo prazo, com uma taxa de 37%, quase o dobro da frustração para créditos de curto ou médio prazo, conforme demonstrado no estudo.

A pesquisa ainda revela que o nível de frustração das empresas na busca por crédito permanece praticamente inalterado em comparação com a Sondagem Especial 74: Crédito de Curto e Longo Prazos, realizada em 2019. Dados apontam que a procura por crédito de longo prazo apresentou um menor índice, com 58% das empresas industriais optando por não buscar contratar ou renovar linhas de crédito. Além disso, observa-se que 14% obtiveram sucesso na obtenção de crédito, enquanto 8% não conseguiram concluir a contratação ou renovação.

Ainda sobre o estudo, os dados analisados por porte revelam disparidades na frustração das empresas ao buscar crédito. Pequenas empresas demonstraram a maior frustração, atingindo 30% na busca por crédito de curto ou médio prazo e 53% para crédito de longo prazo. Em contrapartida, grandes empresas apresentaram índices menores de frustração, registrando 14% para crédito de curto ou médio prazo e 26% para crédito de longo prazo. O estudo conclui o assunto afirmando que a disparidade dos resutaldos sugere que as empresas, independentemente do porte, enfrentam desafios mais substanciais ao tentar garantir crédito de longo prazo.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de equipamentos para construção civil Franquias Trans Obra afirma que a complexidade em obter crédito de longo prazo exige uma reflexão sobre as políticas e práticas existentes e por isso, é evidente que, para setores como a construção civil, o acesso ao financiamento é crucial para o progresso e a inovação. “A necessidade de medidas direcionadas para apoiar as pequenas empresas, que enfrentam obstáculos ainda mais significativos, reforça a importância de uma abordagem flexível e estratégias inovadoras para enfrentar esses desafios e impulsionar o crescimento sustentável do setor”.

O relatório ainda compara os dados com a Sondagem Especial 74 de 2019, e pode ser verificado no link já informado na matéria, um aumento no nível de frustração para pequenas empresas em ambas as modalidades de crédito. É possível verificar os dados percentuais de frustração na contratação ou renovação de crédito de curto prazo passou de 27% para 30%, enquanto para crédito de longo prazo, o aumento foi de 49% para 53%.